segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nafarroa Oinez 2010: o euskara recebe mais um banho de multidão na edição mais internacional


Dezenas de milhares de pessoas participaram neste domingo nos actos do Nafarroa Oinez, demonstrando assim que, apesar de já terem passado trinta edições, o apoio popular continua a ser necessário para dinamizar uma língua que ainda tem de enfrentar obstáculos por parte das instituições navarras. Esta edição teve um marcado carácter internacional, já que assistiram representantes de vários países e se homenageou as universidades do mundo onde se estuda euskara.

A jornada começou às 9h30 com o pequeno-almoço servido no refeitório da Paz de Ziganda a duas centenas de convidados e meia hora depois o som da txalaparta anunciava no pátio da ikastola o início dos actos de inauguração, que decorreram quase todos em euskara, guiados por Estitxu Fernández. Esta congratulou-se com o sol que brindava Atarrabia, já que, segundo disse, no Norte de Nafarroa estava a chover de forma intensa. Sob a cobertura de numerosos meios de comunicação, entre os quais se encontrava, como convidado, o correspondente da BBC Reamonn Lenkas, deu-se início ao turno das intervenções. O primeiro a intervir foi o autarca de Atarrabia, Peio Gurbindo, que recordou que o euskara é apoiado nesta localidade por inúmeras entidades e que se trata de uma língua que os habitantes «trazem no coração».

O presidente da Paz de Ziganda, Mikel Asiain, lembrou em seguida os 40 anos de trabalho da ikastola e acrescentou que «o euskara continua a precisar do apoio de todos». Também disse que o euskara é «o nosso tesouro mais precioso», lamentando no entanto que, «infelizmente, ainda haja gente que não pense assim».
Neste sentido, pediu sensibilidade para com esta língua por parte de todos os governantes, sejam de que cor forem».

Iñaki VIGOR
Ver: Gara

Mais info: nafarroa oinez 2010

Mais fotos: nafarroan.com