domingo, 24 de outubro de 2010

Em Bilbau, familiares manifestam «preocupação, medo e dor» pela situação dos jovens detidos

Numa conferência de imprensa muito participada, que decorreu na Praça do Arriaga, em Bilbo, familiares dos catorze jovens detidos pela Polícia espanhola exigiram que os jovens sejam imediatamente conduzidos à presença de um juiz, e afirmaram que nada sabem deles desde que foram detidos e submetidos ao regime de incomunicação, na sexta-feira de madrugada.

Debaixo de chuva fina e emoções difíceis de conter, contaram que os seus familiares foram arrancados das suas casas «na noite profunda, com um amplo destacamento policial e uma 'surpreendente' presença de meios de comunicação», e que desde então não receberam «qualquer informação». «Apenas vimos notícias sobre eles na comunicação social», onde «os acusaram e julgaram».

Expressaram a sua «preocupação, medo e dor» por causa do estado em que possam estar, porque «se tornou um facto habitual perseguir, deter e torturar os jovens que manifestam um desejo de liberdade».

Os familiares pediram compromissos firmes aos agentes sociais e às instituições, tendo feito ainda um apelo à participação na manifestação convocada para o próximo dia 30 contra a tortura.
Fonte: Gara

Utzi Bakean Gazteria Independentista!
Deixem em paz a juventude independentista! (Bilboko Branka)

Ver também:
«Con ellos y por ellos, resistiremos», de Amparo LASHERAS, jornalista