terça-feira, 19 de outubro de 2010

Em Iparralde, a Biltzar vota pelo apoio às ikastolas


No sábado passado decorreu em Sara (Lapurdi) a assembleia geral da Biltzar - associação dos municípios bascos. Na ocasião, os 39 municípios representados de Nafarroa Beherea, Zuberoa e Lapurdi (de 159 aderentes) votaram duas moções: uma sobre o apoio da Biltzar às ikastolas e outra sobre a reforma territorial. Fruto de múltiplos debates e reflexões levados a cabo pela Direcção ao longo de todo o ano, a Biltzar tomou uma decisão.

Em relação ao apoio às ikastolas, votaram a favor (com apenas quatro votos contra e seis abstenções) de uma chamada de atenção aos municípios relativamente às suas obrigações legais em matéria de financiamento do funcionamento destes estabelecimentos. Cada qual, de acordo com a moção, deverá pagar uma determinada quantia por aluno, equivalente à despesa de um aluno no ensino público. Mas a moção vai mais longe, incitando os municípios a pagarem um subsídio para «a escolarização numa escola privada num município vizinho no caso de o município de residência não possuir uma».

Também na ordem do dia, e votada quase por unanimidade (uma só abstenção): a criação de uma colectividade territorial País Basco. Dispondo de competências e orçamento próprios, substituiria a entidade geográfica que representa a «região» Pays Basque, e que deveria desaparecer com a reforma territorial.

C.B.
Fonte: Lejpb-EHko_kazeta