terça-feira, 12 de outubro de 2010

Iruñea foi uma festa pela independência dos povos

A manifestação convocada pela rede Independentistak terminou no Baluarte de Iruñea passava poucos das sete da tarde, tendo sido seu objectivo que «o dia do imperialismo espanhol» se transformasse na «festa das nações livres que há 200 anos romperam com o jugo espanhol». Foram muitos os meios de comunicação que seguiram a marcha, na qual se juntaram mais de cinco mil pessoas, fortemente vigiadas por efectivos da Polícia espanhola.

À cabeça da manifestação seguia uma faixa em que se lia «Independentzia» e que era levada por membros da rede cidadã e por pessoas de origem centro e sul-americana, que levavam também bandeiras dos seus países para comemorar «a independência das suas nações de origem e a futura independência de Euskal Herria».

À frente da manifestação seguia também a figura de Simón Bolívar, «um gigante do independentismo», de acordo com os organizadores, que queriam homenagear «o grande libertador de origem basca e, de uma forma geral, todas e todos os libertadores e todos os povos que se levantaram contra o domínio espanhol, lutando pela sua emancipação e descolonização».

De facto, a mobilização teve como elemento central o bicentenário da independência dos países americanos que antes foram colónias espanholas, um caminho que querem que Euskal Herria também faça. Txutxi Ariznabarreta e Maite Aristegi, encarregues de proceder à leitura do manifesto no final da mobilização, salientaram que «hoje não comemoramos o dia da Guarda Civil nem da Hispanidade, mas o dia da liberdade de todos os povos do mundo».

Seguindo a recomendação dos organizadores, muitos dos participantes apareceram com peças de roupa e outros elementos de cor verde, «uma cor que representa a esperança e a confiança, também na emancipação do país».

Para além de um marcado carácter reivindicativo, a mobilização teve também uma importante componente festiva, com a música e a dança como protagonistas. Nas ruas por onde passava a manifestação, o DJ Bull, em cima de um camião com um potente sistema de som, fazia soar música basca e sul-americana, acompanhado por batukadas, grupos de trikitixa e grupos de dança da comunidade centro e sul-americana em Nafarroa.

Embora a iniciativa fosse eminentemente cidadã, no acto de hoje estiveram presentes representantes da esquerda abertzale e do EA como Pello Urizar, Maiorga Ramírez, Rafa Larreina ou Tasio Erkizia.

A diáspora basca na Argentina, no Chile, no México e no Uruguai também fez questão de aderir à iniciativa da rede Independentistak, tendo para tal enviado um texto que foi lido no final da manifestação.

No decorrer da mobilização, os organizadores distribuíram um formulário de adesão à rede Independentistak e anunciaram que no próximo dia 9 de Novembro terá lugar a sua primeira assembleia nacional.
Fonte: Gara

Mais fotos: ekinklik.org

Mais info: independentistak.net / Crónica de Iñaki Vigor no Gara

Ver também: «PSOE, PP e UPN comemoram o dia nos quartéis e exaltando a Guarda Civil» (Gara)

Urriak 12, independentziaren aldeko eguna

12 de Outubro, dia a favor da independência
Fonte: nafarroan.com via apurtu.org