terça-feira, 19 de outubro de 2010

Xabier Arruti, refugiado basco na Venezuela, em declarações à VTV

A imprensa espanhola (e alguns apêndices agudos) tem andado ultimamente a tentar ligar o governo bolivariano da Venezuela a actividades desta ou daquela organização armada, entre elas a ETA, e a pressionar o Governo de Hugo Chávez para que entregue refugiados bascos, alguns dos quais vivem naquele país há mais de vinte anos e possuem, inclusive, nacionalidade venezuelana.
Xabier Arruti é um deles e, em declarações à TV venezuelana, denuncia tal intoxicação jornalística. Na reportagem da televisão venezuelana também se denuncia o caso de Unai Romano, um dos casos mais flagrantes de tortura.

Xabier Arruti - reportagem da VTV

Fonte: boltxe.info

2 - Arturo Cubillas: «Sou mais um venezuelano. Nunca dei cursos sobre explosivos» - Entrevista de Raúl Pineda (Ciudad CCS / kaosenlared.net)

3 - O embaixador da Venezuela em Madrid reúne-se com agentes políticos e institucionais bascos
O embaixador da Venezuela no Estado espanhol, Julián Isaías Rodríguez, encontra-se esta semana em Euskal Herria, onde prevê encontrar-se com diversos representantes institucionais e políticos.
Já o fez hoje de manhã com alguns deles e estava previsto que esta tarde se reunisse com o Aralar e a EB. Também o deve fazer com algum membro do Governo de Lakua, mas não com o Lehendakari, que tem a agenda muito preenchida, segundo informou a porta-voz Idoia Mendia.
Também não será recebido pelo PP, cujo presidente na CAB, Antonio Basagoiti, teve outra tirada característica: «no meu gabinete na sede do PP em Bilbau não tenho detector de metais e não sei como é que este homem apareceria, pois na Venezuela andam a apoiar terroristas e batasunos terroristas».
Ver: Gara