quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Esquerda abertzale, EA, Aralar e Alternatiba convocam um concentração por todos os direitos em Donostia


A esquerda abertzale, o EA, o Aralar e a Alternatiba, todos eles signatários do Acordo de Gernika, vincaram ontem o seu compromiso com «um cenário em que o nosso povo veja respeitados todos os direitos de todas as pessoas».

Desta forma e depois de constatarem que o Governo espanhol «está a mostrar muito pouca vontade de encontrar uma solução», convocaram para esta sexta-feira uma concentração em defesa de todos os direitos humanos, civis e políticos. Terá lugar às 19h00 no Alderdi Eder, segundo afirmaram Agustin Rodríguez (esquerda abertzale), Alberto Unamunzaga (EA), Lorentxo Garmendia (Aralar) e Xabi Soto (Alternatiba).

A mobilização irá responder directamente aos últimos casos de tortura, já que, como recordaram, entre aqueles que denunciaram esta prática na sequência das operações recentes há três donostiarras: Ugaitz Elizaran, Urko Aierbe e Xabier Atristain.

«Consideramos fundamental dá-las a conhecer a toda a sociedade donostiarra, para que fique a par da gravidade dos métodos utilizados no período de incomunicação com vista a obter declarações de culpa», disseram.

Lembraram ainda que a Câmara Municipal, na sua Comissão Especial de Direitos Humanos, assumiu no ano passado um acordo sobre a tortura que tornava suas as recomendações do Relator Especial da ONU. E não se esqueceram de referir que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem acaba de condenar o Estado espanhol por não investigar a tortura denunciada por um outro habitante de Donostia actualmente preso, Mikel San Argimiro.
Fonte: Gara