quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bildu: proibições e multas num acto de apresentação em Sarriguren, entre outras perseguições

Na segunda-feira, ao meio-dia, o autarca de Eguesibar (Nafarroa) proibiu o acto de apresentação da lista eleitoral do Bildu que ia decorrer no dia seguinte no Colégio Público de Sarriguren. Fê-lo argumentando que existia um decreto que proíbe a realização de actos políticos em centros educativos.
Ora esse mesmo decreto já não foi aplicado em dois actos da Izquierda-Ezkerra que tiveram lugar no mesmo colégio, com a desculpa de que não se tinham apercebido - o que é curioso, sobretudo tendo em conta que num deles esteve o parlamentar espanhol Gaspar Llamazares, com grande repercussão nos meios de comunicação.

O acto do Bildu pôde-se fazer no parque que fica em frente à Câmara Municipal; mas "quis ainda a sorte" que dois polícias municipais «escondidos nas imediações do colégio» multassem uma pessoa por colocar dois cartazes no colégio a alertar para a mudança de lugar. «Mais uma demonstração do estofo da Polícia Municipal de Eguesibar e da mensagem que mais incomoda a UPN», referem na nota enviada de Sarriguren.
Fonte: ateakireki.com / Na foto, Gaspar Llamazares, o autorizado, em Sarriguren.

Ver também: «O Governo espanhol autoriza a Magistratura do Estado a recorrer das listas do Bildu» (Gara)

O grupo Su ta gar, que fez uma canção para o Bildu, foi denunciado pela organização de extrema-direita AVT por «simpatia com a ETA»
Madrid
O grupo musical Su ta gar, cujo vocalista compôs uma canção de apoio ao Bildu, foi denunciado reiteradamente pela associação de extrema-direita AVT por «simpatia com a ETA». Para esta organização espanhola, o apoio é a «última confirmação» de que o Bildu é o braço político da organização armada.
A coligação eleitoral formada por EA, Alternatiba e independentes recebeu esta terça-feira o apoio de diversos representantes da cultura basca, nomeadamente através da canção «Bildu gara, bildu», composta pelo vocalista dos 'Sa ta gar', Aitor Gorosabel. [...]

O Bildu é ETA, palavra de Deus, louvamos-te senhor...
«É a confirmação total e absoluta», pois os Su ta gar são um grupo que «se caracterizou sempre por estar ao lado da "banda"» e por apoiar nas suas canções tanto o movimento terrorista como os presos etarras.

«Bildu gara, bildu»

Ver notícia completa: SareAntifaxista