domingo, 24 de abril de 2011

A Procuradoria e a Magistratura do Estado investigam as candidaturas do Bildu

A agência Efe, citando fontes policiais, afirma que a Procuradoria e a Magistratura do Estado espanhol estão a analisar o primeira parte do relatório da Polícia espanhola, que alude à origem e à estrutura do Bildu, composta por Eusko Alkartasuna (EA), Alternatiba e independentes.
Nesse relatório, a Polícia refere, de acordo com as fontes citadas, que o Bildu foi concebido pela ETA em 2008, quando a organização estabeleceu como objectivo prioritário a constituição de uma «aliança independentista» de referência «política», que excluísse o PNV.
Quando tiverem o relatório completo, a Procuradoria e a Magistratura do Estado espanhol vão ver se existe matéria jurídica para pedir a ilegalização do Bildu ou para impugnar algumas das suas listas em função do número de candidatos «contaminados» que nelas figurem.
Nesse caso, o Ministério Público e os serviços jurídicos do Estado irão apresentar as seus recursos nos próximos dias 27 e 28, depois de no dia 25 as candidaturas terem sido oficializadas e publicadas no dia seguinte nos Boletins Oficiais.
Notícia completa: Gara

VER também: «Bildu en La Sexta - 22/04/11» (kaosenlared.net) (com vídeo)

LER: «O Conselho da Magistratura refere-se à Audiência Nacional como "tribunal de excepção"» (Gara)

A Federação de Herri Kirolak exige que os direitos de Aitor Esnaola sejam respeitados
A direcção da Federação Basca de Herri Kirolak (desportos rurais) tornou pública uma nota em que manifesta a sua solidariedade a Aitor Esnaola e à sua família. Exige também que sejam respeitados todos os direitos que, enquanto pessoa, lhe assistem.
Lembram que o habitante de Itsasondo encarcerado após a última operação policial, que afirmou ter sido submetido a tortura, realizou durante estes últimos anos um trabalho exemplar tanto como desportista como no desempenho das tarefas que lhe cabiam dentro da federação. «Esteve envolvido na organização de numerosos campeonatos de diversas modalidades e colaborou com as pessoas que precisavam da sua ajuda», reconhecem na nota. Assim, o órgão directivo ressalta que o vazio deixado pelo trontzalari (*) na Federação de Herri Kirolak será «notório».
Fonte: Gara

(*) cortador de troncos com serra