quarta-feira, 27 de abril de 2011

Convocada manifestação pelos direitos dos presos para Donibane Garazi

No sábado passado, dia 23 de Abril, Juan Manuel Galarraga e Marie-Claire Gramont, da associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos Etxerat, e Muriel Lucantis e Emili Martin, da Askatasuna, deram uma conferência de imprensa em Baiona, na qual abordaram diversos aspectos da actual política repressiva dos estados para com os presos políticos bascos, especificando em concreto várias situações que denotam a gravidade da situação que os prisioneiros enfrentam, como sejam a dispersão, um maior afastamento dos presos do seu meio, o aumento das penas ou, de uma forma geral, a falta de respeito pelos seus direitos. Denunciaram esta situação de forma veemente e exigiram que os direitos dos presos sejam respeitados e, para fazer frente à gravidade deste cenário, convocaram uma manifestação para dia 21 de Maio em Donibane Garazi, que terá como lema «Dagozkien eskubideen jabe euskal presoak Euskal Herrirat» (senhores dos seus direitos, os presos bascos para o País Basco).
Fonte: Lejpb-EHko_kazeta e askatu.org

Apoio a Urko Labaka e a Aletxu Zobaran num tribunal de Lyon
No dia 20 de Abril, decorreu num tribunal de Lyon uma audiência para decidir a extradição dos presos Urko Labaka e Aletxu Zobaran, ambos detidos no dia 11 de Março em França.
Para manifestar apoio a ambos os presos políticos, cerca de vinte familiares e amigos partiram de Altza (Donostia) e Aiara, mas não tiveram a vida facilitada no tribunal: primeiro, os gendarmes não deixavam entrar ninguém; depois, já deixavam entrar doze pessoas; por fim, acabaram por poder entrar todos, mas com restrições: sem ikurriñas ou bandeirolas a favor dos presos e sem poder trocar umas palavras com os presos, sob ameaça de expulsão do tribunal.
Os dois presos políticos surgiram com T-shirts em que se evocava a figura de Mikel Ibañez (preso recentemente falecido na sequência de uma doença grave) e em que se pedia a libertação dos presos com doenças graves. Para além disso, afirmaram em tribunal que o pedido de extradição emitido contra eles se fundamenta em depoimentos arrancados sob tortura a outras pessoas detidas.
No final, os solidários fizeram ouvir palavras de ordem em tribunal e os presos foram levados dali, com violência, por agentes da Polícia francesa. Depois, na rua, enquanto esperavam que fossem levados para a prisão, começaram a aparecer agentes do CRS, empurrando várias pessoas e mostrando-lhes os cacetetes, mas sem silenciarem os seus gritos de solidariedade.
Fonte: askatu.org

Na prisão de Aranjuez, não deixaram que Zigor Goikoetxea visitasse o seu irmão
Os factos ocorreram no dia 21 de Abril na prisão de Aranjuez. Zigor Goikoetxea viu simplesmente ser-lhe vetado o direito a visitar o seu irmão Arkaitz, que se encontra encarcerado nesse presídio, sem que lhe fosse fornecido qualquer outro argumento que não um estúpido «Tu no entras». Tanto um como o outro já manifestaram a intenção de apresentar queixa.
Notícia completa: etengabe