sábado, 30 de abril de 2011

Milhares de adesões à manifestação por Otegi que hoje irá decorrer em Elgoibar

Pelo direito a fazer política em Euskal Herria e para exigir a libertação do líder da esquerda abertzale, Arnaldo Otegi, hoje uma manifestação nacional irá percorrer as ruas de Elgoibar (Gipuzkoa). A marcha começa às 17h30 e tem por lema «Euskal Herriak politika egiteko eskubidea. Arnaldo askatu, politika askatu!».

A plataforma Otegi Askatu! encorajou todos os cidadãos a participarem neste evento, «mesmo sendo uma época pródiga em manifestações», e lembraram que não estarão «sós nas ruas de Elgoibar», em alusão às 3170 adesões e mostras de apoio que a organização recebeu até agora através da sua página de Internet, provenientes de Euskal Herria e fora dela. Informaram também que a manifestação foi autorizada e que em Elgoibar haverá parkings para autocarros e particulares à disposição.

A organização pelos direitos políticos criticou o facto de Otegi estar há 19 meses na prisão «sem outra razão que a de criar entraves ao desenvolvimento político deste país». Durante a conferência de imprensa que deram em Elgoibar para convocar a manifestação, referiram-se «ao salto qualitativo» dado para a solução democrática e pacífica do conflito que se vive em Euskal Herria, «que se deve em parte ao impulso dado pelo próprio Arnaldo, tal como reconhece a maioria dos partidos bascos, incluindo o PSOE, bem como sindicatos e outros agentes sociais».
Neste sentido, afirmaram que Arnaldo Otegi «é o símbolo que representa uma situação de esperança». Não obstante, lembram também os restantes detidos juntamente com o líder político e os demais presos.
Fonte: Gara

«A Audiência Nacional recusa a libertação de Arnaldo Otegi por "elevado risco de fuga"» (Gara)
Os magistrados Ángela Murillo (QUEM!?), Teresa Palacios e Juan Francisco Martel também não aceitaram os pedidos de libertação de Arkaitz Rodríguez, Sonia Jacinto e Miren Zabaleta.