sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Bildu afirma que a impugnação constitui uma «aberração» que responde à «debilidade do PSOE face ao PP»

O Bildu afirmou não ter «a mais pequena dúvida» de que estará presente nas eleições e considera «completamente absurdo» e «incongruente» dizer que uma coligação que «rejeita de forma expressa a violência da ETA» responde a «uma estratégia urdida pela própria ETA».

Numa conferência de imprensa que decorreu em Bilbo, na qual estiveram presentes, entre outros, o secretário-geral do EA, Pello Urizar, o porta-voz da Alternatiba, Oskar Matute, e a candidata independente por Bilbo Aitziber Ibaibarriaga, a coligação negou a existência de «uma única razão, tanto legal como jurídica», para impugnar as suas listas. «Só existem razões políticas e profundamente antidemocráticas», acrescentaram.

Na sua opinião, a acusação que a Magistratura e Procuradoria fizeram contra o Bildu é «total aberração jurídica, política e democrática, que só pode ser entendida tendo em conta a debilidade do PSOE face às pressões do PP».

Num comunicado lido em euskara e castelhano por Urizar e Ibaibarriaga, afirmaram que o Bildu é «o reflexo da vontade livre e soberana» do EA e da Alternatiba e de «pessoas que se sentem parte, ideologicamente, de um sector político (soberanista e de esquerda) presente na sociedade» e que, «com base numa aposta inequívoca e exclusiva em vias pacíficas, políticas e democráticas, decidiram participar legitimamente na vida política e estar presentes nas instituições» no caso de ganharem o apoio dos cidadãos.

Neste sentido, afirmaram que «ninguém» será capaz de fazer que a sociedade basca renuncie ao «seu desejo» de paz e liberdade «recorrendo à violação de direitos, à violência, à invenção de argumentos e provas ou a acusações de alegados vínculos baseados em conjecturas, suposições e, definitivamente, em nenhum pressuposto do direito».

«A aposta exclusiva nas vias pacíficas, políticas e democráticas que o Bildu defende activamente mergulha as suas raízes na convicção de que, em política, todas as ideias e todos os projectos devem poder ser defendidos livremente, sem outro impedimento que o do respeito pela dignidade da pessoa e pela vontade livre e democrática dos cidadãos», reclamaram.

Na sua opinião, afirmar que o Bildu, «uma coligação que rejeita de forma expressa a violência da ETA», responde a uma «estratégia urdida pela própria ETA» é «completamente absurdo» e «incongruente». «A não ser que se entenda que é a própria organização que está a contribuir para criar um instrumento para que defenda, precisamente, o seu desaparecimento», acrescentaram.
Notícia completa: Gara

Txelui Moreno, militante da esquerda abertzale, na Info7 Irratia
O conhecido militante da esquerda abertzale aborda, entre outros temas, a decisão de impugnar todas as listas da coligação Bildu.