terça-feira, 19 de abril de 2011

O Bildu apresenta cerca de 300 candidaturas

Quando da chegada da Korrika a Donostia, o secretário-geral do EA, Pello Urizar, e o da Alternatiba, Oskar Matute, afirmaram que ontem iriam apresentar cerca de 300 candidaturas do Bildu, para participar na contenda eleitoral do próximo dia 22 de Maio.

Em declarações à imprensa, ambos referiram que o Bildu vai cumprir os prazos legais estabelecidos e que apresentarão candidaturas na grande maioria das localidades de Gipuzkoa, Bizkaia, Araba e Nafarroa.

Tanto Urizar como Matute criticaram também as declarações que têm vindo a ser realizadas por dirigentes do PP e do PSOE no que respeita à vigilância sobre esta coligação, algo que, na opinião de Urizar, tem origem no «medo» do Estado em relação «ao soberanismo e ao independentismo».

«As declarações têm vindo a provocar medo, mas estamos tranquilos porque temos o compromisso de fazer todo o percurso dentro da lei», disse Urizar, que afirmou ainda que, para anular as listas desta coligação, «vai ser à base da invenção de provas».

«Urizar reitera que não existe uma única prova para impugnar as listas do Bildu» (Gara)
O secretário-geral do EA, Pello Urizar, insistiu que todos os candidatos do Bildu vão cumprir a lei e vão firmar um "decálogo ético" que reflecte a sua aposta nas vias pacíficas. A coligação registou ontem cerca de 300 candidaturas.
«Martin Garitano, Iñaki Agirrezabalaga, Judit García e Gurutze Baztarrika, cabeças-de-lista do Bildu em Gipuzkoa» (Gara)

«O Bildu adere aos actos programados em Baigorri e Gernika pela rede Independentistak» (Gara)