quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Bildu reafirma o seu compromisso de levar a mudança às instituições

A coligação eleitoral Bildu emitiu um comunicado de imprensa em que refere que apresentou listas eleitorais em 258 municípios de Euskal Herria para as eleições municipais e forais de Maio.
O Bildu acrescenta na nota que os números totais de candidaturas apresentadas tanto em municípios como em todas as circunscrições de Juntas Gerais e Parlamento Foral de Nafarroa são 32 em Araba, 104 na Bizkaia, 72 em Gipuzkoa e 51 em Nafarroa.

Consideram que a proposta eleitoral da coligação e se apresentou assim «em todo o país de forma equilibrada e chegando a mais de 90% da população».
Isto, afirmam, «confirma a expectativa criada por um projecto que começou a andar com o objectivo de levar a mudança política às instituições bascas».
A nota acrescenta que as apresentações dos candidatos já começaram e que irão continuar nos próximos dias.
Também em Trebiñu e Argantzun
Entre estas candidaturas estariam também as que, segundo informa a agência Europa Press, a coligação Bildu apresentou em Trebiñu e Argantzun.
Fonte: Gara

Entretanto, o Berria noticia que o secretário de Organização do PSOE, Marcelino Iglesias, em declarações a uma estação de rádio de Aragão, afirmou que o Governo espanhol irá pedir à Procuradoria e à Magistratura do Estado a impugnação das listas do Bildu. Pelo que percebemos, o senhor considera positiva a «rejeição da violência», mas diz que [o Bildu] «precisa de tempo», pois «a credibilidade não é conferida de imediato». [De facto, ele há casos! Que raio de credibilidade terá o PSOE para falar de credibilidade!? X]

Ver também: «O Bildu apresentou 270 listas que as polícias estão já a investigar», de Iñaki IRIONDO