quarta-feira, 13 de abril de 2011

Retiraram as fotos de Unai, Gabi e Walter da taberna Txindoki, em Buenos Aires

Recentemente, demos a conhecer a reabertura da taberna Txindoki, em Buenos Aires, um local de encontro das amigas e dos amigos de Euskal Herria, bascos e bascas da diáspora, e gente solidária, em geral, com as causas dos povos.
Na sexta-feira passada aproveitaram o seu encontro semanal para retirar da parede as fotos de Walter, Gabi e Unai (membros da Askapena detidos em Setembro e recentemente libertados). Não podiam ter reiniciado de melhor forma as suas actividades. Nesta nota, a coordenadora basco-argentina saudou a libertação dos três internacionalistas bascos. (Galeria de fotos)
Fonte: askapena.org

Concentração pelo fim das detenções
157 pessoas concentraram-se na segunda-feira, às 20h15, no Paseo Sarasate, frente à sede do Partido Socialista, em Iruñea,pedindo o fim das detenções, do regime de incomunicação e da tortura. (Foto em baixo.)
Fonte: ateakireki

Correcção de uma informação relativa à prisão de Sória
O diário Gara corrigiu uma informação que publicou na semana passada, com base no que foi divulgado pela Etxerat (e que nós aqui traduzimos), relativa a uma situação ocorrida na prisão de Sória. Assim, não foi pedido à companheira do preso Iñaki Loizaga que assinasse uma autorização para inspeccionar fisicamente a sua filha. Em todo o caso, nesta prisão os reclusos bascos continuam a não ter visitas com normalidade.
Notícia completa: Gara