quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Ertzaintza deteve os dois zarauztarras que foram alvo de uma denúncia anónima

Aritz Labiano e Haritz Gartxotenea, os dois jovens que foram condenados a um ano de prisão na sequência de uma denúncia anónima, não se apresentaram na AN espanhola, que os notificou para depois os encarcerar. Penduraram-se na parede de Santa Bárbara, em Zarautz, como forma de protesto. Depois, a Ertzaintza deteve-os.


Vídeo: Aritz Labiano e Haritz Gartxotenea explicam as razões por que não se apresentam na AN (eus)

Aritz Labiano e Haritz Gartxotenea tinham sido notificados para comparecer ontem às 12h00 na Audiência Nacional espanhola, para depois irem para a prisão e cumprirem a pena de um ano a que foram condenados depois de terem sido denunciados anonimamente por una pessoa que garantiu tê-los ouvido gritar «Gora ETA!» durante uma manifestação.

Em vez disso, os dois jovens penduraram-se na parede de Santa Bárbara, em Zarautz, com uma faixa em que se lia «Utzi pakian» (deixem-nos em paz), e explicaram as razões pelas quais não se apresentaram no tribunal de excepção num vídeo que lançaram no Youtube.

Labiano e Gartxotenea denunciam a sua situação e explicam que não vão à AN porque nesse tribunal não têm hipótese de defesa «pelo mero facto de ser bascos».

A Ertzaintza apareceu em Santa Bárbara, identificou algumas pessoas e foi-se embora pouco depois.

À tarde, agentes da Policía autonómica regressaram ao local com a ordem de detenção emitida pelo tribunal de excepção espanhol, sucessor do TOP franquista. Segundo o Gara conseguiu apurar, os dois jovens subiram por sua própria vontade até ao cume de Santa Bárbara, tendo sido posteriormente detidos e levados para a esquadra de Zarautz, de onde devem ser enviados para a prisão.

Na ermida de Santa Bárbara juntaram-se mais de vinte pessoas para apoiar os dois jovens, que também receberam manifestações de apoio e mensagens de incentivo lá de baixo, da praia. Em Zarautz, viam-se diversas faixas solidárias, mas os trabalhadores municipais de limpeza retiram-nas, escoltados pela Polícia Municipal.
Através da rádio livre Arraio Irratia, Labiano e Gartxotenea agradeceram aos seus conterrâneos a solidariedade e as manifestações de carinho patenteadas.

Sessão plenária e mobilizações
Às 12h00 foi convocada uma concentração de apoio aos dois habitantes de Zarautz. Para à tarde, às 19h00, estava marcada a última sessão plenária da actual legislatura na Câmara de Zarautz, e um grupo de moradores fez um apelo às pessoas no sentido de estarem presentes e denunciarem a situação destes dois jovens. Para as 20h00 estava marcada uma manifestação, com início na Praça do Município.
Fonte: Gara / Notícia mais desenvolvida aqui.
A Sala 69 da AN espanhola argumenta que a juíza Murillo não está «contaminada» para julgar Otegi novamente
A Sala 69 da Audiência Nacional espanhola, que refutou o impedimento apresentado por Arnaldo Otegi contra o tribunal presidido por Ángela Murillo, sustenta que a juíza não está «contaminada objectivamente» para o julgar de novo.
VER: Gara / Auto na íntegra e voto particular

Convocam manifestação para sexta-feira em Donostia, pelos direitos dos presos
O Movimento pró-Amnistia afirmou, no decorrer de uma conferência de imprensa em Donostia, em que também estiveram familiares e amigos de Antton Troitiño, que o mandado de captura emitido contra este ex-preso «é mais um reflexo da situação de acosso imposta» a Euskal Herria pelo Governo espanhol. Pediu também que se ponha fim à política de vingança contra Troitiño e convocou uma manifestação pelos direitos dos presos políticos para a próxima sexta-feira, às 19h00, em Donostia.
Notícia completa: Gara / Ver também: askatu.org