sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Movimento pelos Direitos Civis organiza um cerco ao Município de Iruñea no sábado, dia 30

O Movimento pelos Direitos Civis e Políticos convoca os cidadãos para participarem num cerco ao Município no próximo dia 30 de Abril, fazendo uma corrente humana como forma de denunciar «a violação e cerceamento de direitos cidadãos, a perseguição a todo o tipo de iniciativas populares e a criminalização da dissidência e da crítica municipal». A mobilização será apresentada na semana que vem em conferência de imprensa.
Essa manhã de sábado será agitada em Iruñea no que se refere à exigência de direitos civis e liberdades para toda os cidadãos. Porque nesse dia também se realizam os «calderetes» da Txantrea, a que a Câmara Municipal pretende colocar entraves, mais uma vez, impedindo que se celebrem num determinado local (Alemanes) sem apresentar qualquer razão de peso. Os habitantes já fizeram saber que estarão nesse local de manhã bem cedo e com vontade de fazer o seu «calderete» tranquilamente; agora, só falta ver o que irá fazer a Câmara Municipal, depois das coisas ridículas que fizeram o ano passado.
Fonte: ateakireki.com

Pintadas contra o TGV em solidariedade com as quatro pessoas julgadas em Iruñea
Mugitu Mugimendua, movimento de desobediência civil contra o TGV, fez diversas pintadas nas estradas bascas, na segunda e na terça-feira à noite, como forma de se solidarizar com as quatro pessoas recentemente processadas em Iruñea e para as quais se chegou a pedir dois anos de prisão e milhares de euros em multas.
Com esta acção, o Mugitu também pretendeu denunciar a criminalização da oposição a este projecto: «Os promotores do TGV não divulgaram uma informação veraz, mas pura propaganda cheia de mentiras; não propugnaram qualquer tipo de debate público; proibiram a participação popular e, quando foi possível realizar consultas locais nalguns sítios, a decisão das pessoas não foi levada em conta. Simultaneamente, quando a oposição tentou fornecer argumentos, viu-se desprezada, censurada e criminalizada».
Notícia completa: ateakireki.com / Fotos: Mugitu