quarta-feira, 13 de abril de 2011

Xanti Kiroga, membro da esquerda abertzale, na Info7 Irratia

Xanti Kiroga
O militante independentista analisa os últimos acontecimentos políticos em Euskal Herria e arredores.

«A Junta Eleitoral Central pede que seja fornecida informação sobre o Bildu à Procuradoria» (Gara)
A Junta Eleitoral Central (JEC) comunicou às Juntas Provinciais e de Zona de Gipuzkoa, Araba e Bizkaia que seja fornecida toda a informação à Procuradoria sobre as candidaturas e a documentação do Bildu, caso o Ministério Público assim o solicitar.


Sobre a detenção de duas pessoas em Legorreta pela Guarda Civil, esta madrugada
O Movimento pró-Amnistia adverte que os irmãos Aitor e Igor Esnaola, detidos esta madrugada pela Guarda Civil, podem ser torturados.
Denuncia o facto de os estados espanhol e francês manterem a «aposta cega na repressão». «As ilegalizações, as detenções, o recurso à tortura continuam a ser as suas ferramentas políticas».
«Também nos momentos mais complicados queremos defender os princípios incluídos no Acordo de Gernika», diz o Movimento pró-Amnistia num comunicado de imprensa.

A esquerda abertzale denunciou as detenções, e manifestou preocupação relativamente à forma como os detidos possam ser tratados pela Guarda Civil. Situou as detenções, «assim como torturas, proibições e ilegalizações», na estratégia repressiva de Espanha, e afirmou que PSOE e PP querem manter o estado de excepção.
Tradução a partir da notícia publicada no Berria

Enquanto os irmãos Esnaola estiverem detidos [acusados de fazerem parte da ETA desde 2002 pelo Ministério do Interior de Madrid e descobertos neste Abril pré-eleitoral de 2011], haverá concentrações de protesto na praça da localidade guipuscoana, todos os dias, às 19h30. (Gara) Ontem, a Ertzaintza importunou e ameaçou os participantes. Ver aqui.
-
Na foto de baixo: imagem sortida da manifestação da extrema-direita espanhola, que decorreu há poucos dias em Madrid, a favor da continuidade do apartheid político em Euskal Herria.