terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma delegação canadiana pede na AN espanhola o regresso de Ivan Apaolaza por suspeita de torturas

A delegação é composta por membros do «Liberté pour Ivan», um colectivo de Montreal que se opôs à deportação de Ivan Apaolaza do Canadá para o Estado espanhol e que denuncia o recurso à tortura.
Em Maio de 2008, o Conselho de Imigração e Refúgio do Canadá reconheceu numa sentença que os depoimentos escritos no pedido de deportação de Ivan Apaolaza foram provavelmente obtidos sob tortura.
O colectivo «Liberté pour Ivan» e outras organizações como a Liga pelos Direitos e Liberdades ou a ACAT (Action Chrétien Contre la Torture) protestaram contra a deportação de Ivan Apaolaza e contra a utilização de depoimentos obtidos sob tortura, o que constitui «uma violação da Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (CAT)», segundo fizeram saber através de uma nota de imprensa.
A Delegação de Observadores Internacionais também contactou formalmente com a Embaixada do Canadá no Estado espanhol, pedindo-lhe que envie os seus próprios observadores e que «se oponha à utilização da tortura».
Fonte: Gara

Amaia Elkano reivindica no Parlamento o direito da juventude a organizar-se

Intervenção de Amaia Elkano na Comissão de Convivência e Solidariedade Internacional do Parlamento de Nafarroa, convocada no passado dia 11 de Outubro a pedido do Eleak, o movimento pelos direitos civis. Perante representantes de todos os partidos (com excepção do PP), Elkano, que saiu da prisão de Algeciras em Agosto, contou a experiência vivida por ela e por centenas de jovens deste país e reivindicou o seu direito a organizarem-se.
Fonte: ateakireki.com

Os jovens de Antsoain Artzai Santesteban e Fermin Martinez saem amanhã da prisão
Fermin Martinez Lakunza e Artzai Santesteban, presos políticos naturais de Antsoain (Nafarroa), saem amanhã das prisões de Alcalá Meco e Herrera, respectivamente, depois de cada qual pagar uma fiança de 10 000 euros.
Estes dois jovens independentistas conseguiram escapar à operação de Novembro de 2009, que se saldou com a detenção de 34 pessoas em todo o território de Euskal Herria, acusadas de militar na Segi, e em Junho de 2010 foram detidos em Roma, quando se preparavam para dar uma conferência de imprensa. Depois, foram entregues ao Estado espanhol, que os manteve encarcerados até agora.
Fonte: ateakireki.com