sábado, 8 de outubro de 2011

Manifestação, música e festa pelo Kukutza

A manifestação em defesa do gaztetxe Kukutza, convocada para hoje em Bilbo, começou pouco depois das 18h00. O lema era «Gaztetxea gara» [somos o gaztetxe], mas, juntamente com a faixa principal, era possível ver muitos outros cartazes, como «Feministok X Kukutza», a expressar solidariedade. No início da manifestação, juntou-se um grande número de pessoas, muitas das quais com perucas e máscaras.

Fotos: «Grande manifestação de apoio ao Kukutza com o lema "Gaztetxea gara"» (Kaleko Begiak)

Segundo foi divulgado através das redes sociais, houve controlos nas portagens de Durango e quem se dirigia para a manifestação foi parado. Também afirmaram que um helicóptero da Ertzaintza vigiava a manifestação.

Para além de ser dia de manifestação, hoje também é dia de festa, e, a acompanhar os manifestantes, seguiam três camiões «musicais», para animar e dar ambiente às ruas de Errekalde. A manifestação partiu da Jesusen Bihotza plaza e terminou em Errekalde, com os Bad Sound Sistem, Sorkun, More Jaiak, DZ ta Xabi Solano e os 121 Crew a actuarem ao longo do percurso.

Para o final da manifestação estão ainda programados concertos nas ruas de Errekalde, que incluem uma actuação dos Anestesia, ao cabo de três anos de paragem, e dos La Kinky Beat.
Fonte: Berria

Ver também:
«A solidariedade com o Kukutza volta a percorrer as ruas do centro de Bilbo» (Gara)

Crónica de Boltxe Kolektiboa (boltxe.info)