segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A esquerda abertzale regressa a Altsasu para fazer o balanço do trabalho dos últimos dois anos

Há dois anos, a Iortia Kulturgunea foi o palco da apresentação da Declaração de Altsasu, e ontem a esquerda abertzale regressou ali para efectuar um balanço do percurso realizado desde «Zutik Euskal Herria». Após o fim definitivo da actividade armada da ETA, o principal objectivo traçado consiste em avançar até à resolução do conflito e, ao mesmo tempo, enfrentar a construção da nova esquerda abertzale através do Sortu.

Na mesma sala onde, em Novembro de 2009, a esquerda abertzale apresentou a Declaração de Altsasu, na qual propugnava um processo baseado «na palavra» e «sem qualquer tipo de violência externa», juntou-se ontem uma vasta representação da esquerda abertzale, que incluía destacadas figuras históricas, para fazer um balanço «do caminho percorrido nos últimos dois anos».

Considerando que a esquerda abertzale «acertou em cheio na sua aposta estratégica», Txelui Moreno, afirmou «o triunfo da democracia só será alcançado quando o povo basco tiver a palavra».
Moreno, em castelhano, e Maribi Ugarteburu, em euskara, lembraram que «a negação da realidade nacional de Euskal Herria» por parte dos estados, e o veto imposto por Madrid e Paris ao direito a decidir o seu futuro são «a semente do conflito político», «sem a resolução do qual não se poderá alcançar um quadro de plena democracia». / Ion SALGADO
VER: Gara

Vídeo: A esquerda abertzale novamente em Altsasu (Gara)

Texto da conferência:
«El compromiso de hoy, la Euskal Herria de mañana» (ezkerabertzalea.info)

«Gaurko konpromisoa, biharko Euskal Herria» (ezkerabertzalea.info)

Entrevista a Joseba Permach na Info7 Irratia
O histórico militante da esquerda abertzale faz um balanço da trajectória do movimento independentista nos últimos dois anos e realça os avanços conseguidos com a mudança de estratégia. (Info7)