quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O «Egunkaria» exige uma indemnização ao Estado espanhol pelo seu fechamento

Para além dos graves danos pessoais que acarretou para os detidos, a operação dirigida pelo juiz Juan del Olmo no dia 20 de Fevereiro de 2003 teve como consequência o encerramento do Egunkaria. Os seus responsáveis reclamam agora uma indemnização de 17 milhões de euros.

Desde que foi encerrado, há já oito anos e meio, os responsáveis do Egunkaria, que refutaram em todos os âmbitos as acusações de «pertença ou colaboração» com a ETA, avisaram que o ataque contra o diário deveria ser reparado.

Agora, uma vez que o processo judicial ficou resolvido com a absolvição dos arguidos, os representantes do Egunkaria reclamam ao Estado espanhol uma indemnização de mais de 17 milhões de euros. Esta cifra foi publicada ontem por um jornal de Madrid, que informava que o Conselho Geral do Poder Judicial (CGPJ) tinha aprovado na segunda-feira um informe relativo a esta solicitação.

Meses depois de mandar encerrar o diário à força e bloquear todas as contas da empresa editora, Del Olmo nomeou um administrador judicial, que informou que, em consequência dessa intervenção, a empresa era inviável. / Notícia completa: Gara