quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O movimento abertzale define a sua própria identidade em Ipar Euskal Herria

As diversas sensibilidades do movimento abertzale de esquerda no País Basco Norte lançaram uma iniciativa muito especial, com a ideia de construir um projecto que represente o conjunto da sua militância. Para criar esse espaço de trabalho conjunto será feito um inquérito-questionário a cerca de 1500 pessoas. O objectivo é recolher as suas opiniões sobre o balanço do que foi feito até agora, bem como a perspectiva com que encaram o futuro.

Efectuar um balanço sobre a forma como se chegou até ao momento presente e elaborar as perspectivas do projecto abertzale e de esquerda em Ipar Euskal Herria. É esse o objectivo dos diversos partidos, movimentos e personalidades abertzales para os próximos meses.

Representantes do grupo promotor desta iniciativa apresentaram ontem, em Baiona, a «coluna vertebral desse trabalho», que é o lançamento de um questionário aberto «a qualquer pessoa que se defina como abertzale e de esquerda». «Está aberto a todas as sensibilidades e baseia-se na participação individual dos militantes», especificaram Menane Oxandabaratz e Dominika Daguerre em nome do grupo de apoio.

A iniciativa conta com o apoio de Abertzaleen Batasuna, Batasuna, Eusko Alkartasuna, Autonomia Eraiki e Segi, a quem se juntam quarenta pessoas a título individual, entre as quais Filipe Bidart, Alain Iriart, Daniel Olzomendi, Daniel Derguy ou Ixabel Etxeberria.

A actual cojuntura tanto em Ipar Euskal Herria como no em todo o país é, segundo referiram os promotores, propicia à criação de um espaço de trabalho comum para os abertzales de distintas sensibilidades. «Hoje em dia, há nos diversos partidos reflexões sobre a recomposição do movimento abertzale. É preciso ver se os militantes têm a mesma perspectiva», comentou Maite Goienetxe.
Ainize BUTRON
VER: Gara

Ver também: «La gauche abertzale enquête sur elle-même», de Pierre MAILHARIN (lejpb)