segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Amaiur apresentou os seus candidatos

Amaiur – a coligação formada por esquerda abertzale, EA, Alternatiba e Aralar – optou por colocar à frente das suas candidaturas ao Congresso dos Deputados pessoas conhecidas e com uma longa trajectória de compromisso político e social. As listas, tanto para a Câmara baixa como para o Senado, foram apresentadas ontem, mas o Gara já tinha adiantado na sua edição em papel que Maite Aristegi seria a primeira da lista de Gipuzkoa; Sabino Cuadra, cabeça de lista por Nafarroa; Iñaki Antigüedad, o da Bizkaia; e Iker Urbina, o de Araba. Os números um para o Senado correspondem a Jonathan Martínez (Bizkaia), Amalur Mendizabal (Gipuzkoa), Pedro Mari Olaeta (Araba) e Maite Iturre (Nafarroa).

Perfis: Maite Aristegi, Iñaki Antigüedad, Sabino Cuadra e Iker Urbina

Em Gipuzkoa, a circunscrição em que previsivelmente o Amaiur obterá melhores resultados eleitorais, Maite Aristegi será seguida pelo veterano dirigente do EA Rafa Larreina e por Xabier Mikel Errekondo, o ex-autarca de Usurbil e conhecido jogador de andebol.

Na Bizkaia, ao catedrático Iñaki Antigüedad seguir-se-á o militante do Aralar Jon Iñarritu na candidatura ao Congresso dos Deputados.

Do Aralar será também o número dois da lista de Nafarroa, Aritz Romeo, vereador de Iruñea pelo Nafarroa Bai.

Ane Muguruza, quinta pela Bizkaia
Da candidatura também faz parte Ane Muguruza, filha de Josu Muguruza, deputado do Herri Batasuna que foi morto a tiro no dia 20 de Novembro de 1989. Muguruza concorreu às eleições estatais como terceiro candidato das listas da Bizkaia e o HB só conseguiu dois deputados por este território. No entanto, com a renúncia de Tasio Erkizia, número 2 da lista, Muguruza tornou-se deputado.
Muguruza foi assassinado a tiro pela extrema-direita quando jantava no Hotel Alcalá, em Madrid, com Iñigo Iruin e Jose Luis Elkoro, um dia antes da tomada de posse no Congresso espanhol. Tinha 31 anos e deixava a sua mulher grávida de Ane, que agora concorre às eleições estatais como candidata número 5 das listas da Bizkaia para a Câmara baixa.

Normalização política
Antigüedad, que realçou o facto de a decisão sobre o futuro de Euskal Herria estar nas mãos da sociedade basca por ser «a única com legitimidade para tomar decisões a esse nível», afirmou ter noção de que «existem aspectos prioritários em matéria de paz e normalização política em que o Estado espanhol é um actor necessário».

«Entre os nossos compromissos e responsabilidades, assumimos a materialização dos conteúdos de cada um dos pontos estabelecidos no Acordo de Gernika», disse.

O número um pela Bizkaia afirmou também que a Amaiur irá a Madrid «exigir os direitos que nos assistem enquanto povo» com uma clara premissa: «A nossa referência não é Madrid. A nossa referência e prioridade são Euskal Herria e todas as pessoas que a constituem».
Notícia completa: Gara

Ver também:
«A Amaiur apresenta-se como uma ponte no caminho para a resolução», de Ion SALGADO (Gara)

«Aristegi, Urbina, Cuadra eta Antiguedad izango dira Amaiurren zerrendaburuak» (Berria)

«A Amaiur leva a Madrid uma equipa de claro compromisso abertzale e social», de Iñaki IRIONDO (Gara)