segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Amaiur acredita que o esforço pela paz e a normalização é «o melhor investimento»

No acto que ontem decorreu em Amaiur, localidade do vale de Baztan da qual tomou o nome a coligação formada por esquerda abertzale, EA, Aralar e Alternatiba, estiveram presentes, para além dos cabeças-de-lista por Nafarroa, Sabino Cuadra e Marian Gorraiz, também os de Gipuzkoa, Bizkaia e Araba, Maite Aristegi, Iñaki Antiguedad e Iker Urbina, respectivamente, bem como outros candidatos às eleições estatais de 20 de Novembro, como Rafa Larreina, Jonathan Martinez, Aritz Romeo, Laura Mintegi e Xabier Mikel Errekondo.

Os candidatos da Amaiur consideraram que o esforço na construção de um cenário de paz e normalização política, democracia e liberdade é o «melhor investimento» que podem fazer.
«Um investimento e um esforço com os quais todos ganharemos absolutamente neste país», afirmaram os candidatos por Nafarroa Sabino Cuadra e Marian Gorraiz.

Apesar de Amaiur ter testemunhado no século XVI o fim da independência de Nafarroa, a coligação lançou uma mensagem de «esperança e ânimo», tendo afirmado que a soberania então perdida será recuperada no século XXI.

O povo basco, «que de forma maioritária exige reconhecimento e respeito pela sua palavra», está hoje «mais vivo que nunca», acrescentaram os representantes da Amaiur, que qualificaram a situação actual como «crucial e histórica», na qual se pode «observar com mais nitidez que nunca a possibilidade real de se alcançar um cenário de paz assente no respeito por todos os direitos».

Neste contexto, acrescenta-se no manifesto lido, «a união entre abertzales, entre soberanistas e independentistas de esquerda que a Amaiur representa, ganha um enorme valor», pois esta unidade entre as diversas forças, «com clara vocação para aglutinar cada vez mais», deve ser «o motor capaz de conduzir este povo a um cenário de paz justa e definitiva, e à construção de um país socialmente mais justo e equilibrado». / Notícia completa: Gara

Ver também: [vídeo] «Comparência de Txelui Moreno no Parlament de Catalunya» (ezkerabertzalea.info)