quarta-feira, 26 de outubro de 2011

No Dia de Euskadi, esquerda abertzale, EA e Alternatiba criticam o actual Estatuto e exigem um novo quadro, referendado pela sociedade

A esquerda abertzale, o EA e a Alternatiba deram uma conferência de imprensa em Donostia, ontem, por ocasião do Dia de Euskadi, que o PP e PSE comemoraram na Lehendakaritza. No decorrer da conferência de imprensa, em que estiveram presentes Maribi Ugarteburu, Rufi Etxeberria, Pello Urizar e Oskar Matute, afirmaram que ontem não havia nada «para comemorar», na medida em que o actual Estatuto reflecte um «quadro de partição» que não «abrange as aspirações da maioria» da sociedade basca.

Na sequência da realização Conferência de Aiete, há uma semana, e da histórica declaração da ETA na quinta-feira passada, os representantes destas forças políticas consideram que «faz falta um diálogo entre todas as forças políticas» de forma a alcançar «um novo enquadramento», e que este seja referendado pela sociedade.
Ver: Gara

Ver também:
«Diversos representantes do movimento popular reivindicaram a soberania em Gernika» (Gara)
De acordo com os organizadores, as «escolas populares» organizadas ontem de manhã em Gernika foram um «êxito». Juntaram-se centenas de pessoas e, no acto final, afirmaram que a «soberania» é necessária à contrução de Euskal Herria.

«O LAB reclama um calendário próprio para Euskal Herria face às celebrações impostas que nada têm a ver com o actual panorama político» (boltxe.info)

«O Bildu pede um novo quadro jurídico no qual se inclua o direito a decidir», de Ion SALGADO (Gara)
Há 32 anos foi aprovado o Estatuto de Autonomia de Gernika, um texto que, da mesma forma que o Amejoramiento del Fuero navarro, se encontra «esgotado e superado», na opinião do Bildu. Por isso, a coligação defende um quadro jurídico que substitua o actualmente vigente, no qual Euskal Herria seja reconhecida como nação e seja respeitado o direito dos seus cidadãos a decidir livremente o seu futuro.