sábado, 15 de outubro de 2011

A Ertzaintza entra outra vez na herriko taberna da Alde Zaharra de Bilbo

Vários agentes, acompanhados por um secretário judicial, fotografaram o interior do espaço e, na presença de várias testemunhas, levaram as fotos dos militantes do bairro já falecidos. Para além disso, vários agentes ameaçaram um dos trabalhadores, e duas trabalhadoras foram intimadas a comparecer na próxima quarta-feira na Audiência Nacional.

Passava das 14h00 quando uma patrulha da Brigada Móvel da Ertzaintza estacionou à porta da Errondabide Kultur Elkartea, na Rua Ronda, tendo depois os agentes entrado no local, acompanhados por um secretário judicial, para procederem a buscas.
De acordo com testemunhas presenciais, meia dezena de ertzainas começaram a fotografar as molduras com os nomes dos presos políticos da Parte Velha - pois as fotos já tinham sido levadas dali por diversas vezes - e os cartazes colocados no interior do bar.
Durante as buscas, confiscaram as fotos dos militantes do bairro já falecidos e vários pins e chapas. Para além disso, várias pessoas assistiram ao modo como a pessoa que nesse momento estava a trabalhar no bar foi ameaçada.
Duas trabalhadoras foram intimadas a comparecer na próxima quarta-feira na Audiência Nacional espanhola.
Fonte: Bilbo Branka