quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Documentário 'Terrorista bat egiteko eskuliburua': a repressão no País Basco chega aos ecrãs checos


MANUAL PARA FABRICAR UN TERRORISTA_trailer-eng from marek vašut on Vimeo.
Terrorista bat egiteko eskuliburua / Manual para fabricar un terrorista

Sinopse: A realizadora do documentário vem da República Checa e aterra em Nafarroa-Navarra. Detém-se junto às inscrições políticas que ocupam as paredes e pára as pessoas para lhes perguntar o que significam, por que foram pintadas e o que fazem ali. Um longa-metragem sobre a repressão, a lei antiterrorista e os acontecimentos que têm lugar em Euskal Herria.

O festival de cinema estudantil Famufest irá projectar um documentário sobre a aplicação da lei antiterrorista e a repressão em Euskal Herria. Quatro estudantes da Faculdade de Cinema e Televisão da Academia de Arte de Praga decidiram mostrar a repressão que incide sobre esquerda abertzale, vista por quem é de fora.
Manual para Fabricar un Terrorista foi filmado em Nafarroa, na zona conhecida como «parte basca». A produção é exclusivamente checa e trata-se de um trabalho de fim de curso. Tereza Reichova, a realizadora, interessou-se pela repressão em Euskal Herria depois de travar amizade com alguns jovens bascos.
Os estudantes checos reconhecem que a luta armada é um tema delicado. Por isso, preferiram não abordar a questão da ETA no documentário. Sabem que existem muitas opiniões sobre o conflito basco em Espanha, como afirma Kristýna Toupalová.
O documentário será projectado no Famufest, na capital checa, a 12 e a 13 de Novembro. Os seus criadores vão apresentá-lo noutros festivais da Europa e também em Espanha, embora considerem difícil que os aceitem neste país «por causa do título tão controverso». Até à data, uma produtora navarra interessou-se pela edição do documentário em DVD e na sua comercialização em Espanha e França.
VER: Cesky Rozhlas e bakaiku.info

Ezin-galduzko/Imperdível: Kontzertua «Altsasu never More»
Kakitzat * E.H.
«Ante el cachondeo generalizado que mediante parodias y desfiles burlescos estan sufriendo nuestras autoridades mas sagradas en diversos pueblos navarros y vascongados, como Alsasua, una vez mas celebraremos un concierto en apoyo y desagravio de las mismas».
Urriak 13 * 19:30etan / Bizizaleak txosna Antimilitarista
Basauri * Bizkaia / Tsunami + Niketz
Fonte: SareAntifaxista