terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ibon Iparragirre foi posto em liberdade

O preso político basco Ibon Iparragirre foi posto em liberdade ontem à noite, depois de as Instituciones Penitenciarias terem aprovado a sua saída da prisão por causa do seu grave estado de saúde.
As Instituciones Penitenciarias, dependentes do Ministério do Interior, seguiram a proposta da Junta de Tratamento da prisão de Basauri e aprovaram a saída da prisão de Ibon Iparragirre, que se encontra gravemente doente, de forma a poder cumprir em casa, com uma pulseira electrónica, a pena de três anos de prisão a que foi condenado.
Com a aplicação do artigo 100.2 do Regulamento Penitenciário, o preso ondarroarra terá não só de usar uma pulseira electrónica como de comparecer periodicamente na prisão de Basauri. Iparragirre estava internado no Hospital de Basurto desde terça-feira, por causa de uma infecção pulmonar e, desde então, sucederam-se as mobilizações para reclamar a sua libertação. No domingo, uma manifestação percorreu as ruas da sua terra natal, Ondarroa (Bizkaia), para exigir precisamente isso. / Fonte: Gara

Ver também:
«Ibon Iparragirre passa a sua primeira noite em casa em regime de prisão atenuada» (Gara via kaosenlared.net)

«Etxerat: "Foi a sociedade basca que conseguiu a libertação de Ibon Iparragirre"» (Gara)

A plataforma Arnaldo Askatu organiza um concerto para dia 27 de Outubro
A palataforma «Arnaldo Askatu. Politika Askatu» vai dar hoje uma conferência de imprensa na casa de cultura de Elgoibar, para denunciar as penas a que foram condenados os arguidos no «caso Bateragune». Também irão apresentar o concerto acústico que terá lugar a 27 de Outubro e que conta com a participação, entre outros, de Esne Beltza, Kerobia, Gose, Zea Mays, Rafa Rueda, Mikel Urdangarin, Ion Gurrutxaga, Asier Serrano e Ken Zazpi.
Fonte: Gara