sábado, 22 de outubro de 2011

Dezenas de milhares de pessoas nas ruas de Bilbo para apoiar um processo de resolução

Dezenas de milhares de pessoas participaram na manifestação que hoje teve lugar na capital biscainha convocada pelos signatários do Acordo de Gernika, expressão do apoio social a um processo de resolução. «Nesta situação, que não tem precedentes na história recente do nosso povo, os cidadãos bascos são a chave», foi a mensagem que os signatários de Gernika quiseram transmitir aos presentes.

Fotos da manifestação (boltxe.info)

Depois da histórica declaração realizada pela ETA na quinta-feira passada, dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas de Bilbo para participar na manifestação que, convocada pelos signatários do Acordo de Gernika, constituiu uma forma de expressar o amplo apoio social a um processo de resolução do conflito.

Os prognósticos cumpriram-se e a Rua Autonomia estava a rebentar pelas costuras. Numerosos meios de comunicação bascos, estatais e também internacionais cobriram o acontecimento.

No final da manifestação, Belén Arrondo e Ainhoa Etxaide, em nome dos signatários do Acordo de Gernika, salientaram que o objectivo da manifestação foi o de «dar um importante impulso a este processo, que persegue a paz e a normalização política», que «deve implicar uma solução integral» para o conflito basco.

Lembraram que a Conferência Internacional que decorreu na segunda-feira passada em Donostia «abriu uma janela e trouxe novos ares», na forma de «propostas válidas para promover a solução que trará a paz duradoura que nunca conhecemos».

«Mas são – sublinharam – propostas com vida curta se os seus receptores não derem uma resposta positiva. A ETA já respondeu», disseram. «A decisão da ETA é, acima de tudo, um claro apelo à responsabilidade de todos os agentes e à responsabilidade da sociedade no seu todo».

Os signatários do Acordo de Gernika afirmaram que, nesta situação «que não tem precedentes na história recente do nosso povo, somos nós, os cidadãos bascos, a chave».

«Se quisermos que uns e outros se mexam, temos de ser nós, a sociedade basca, a fazer pressão nesse sentido, com todas as nossas forças», destacaram, em euskara e castelhano.

Participantes na manifestação
Entre os participantes na manifestação, que decorreu com o lema «Euskal Herriak konponbidea nahi du» [Euskal Herria quer a solução], foi possível ver caras conhecidas em representação dos diferentes agentes que subscreveram o Acordo de Gernika, como Niko Moreno, Joseba Permach, Pernando Barrena, Eugenio Etxebeste e Maribi Ugarteburu (ezker abertzalea), Pello Urizar, Ikerne Badiola e Ángeles Iztueta (EA), Oskar Matute (Alternatiba) e Patxi Zabaleta (Aralar).

Representantes das quatro sensibilidades políticas que no dia 25 de Setembro de 2010 assinaram o Acordo de Gernika reiteraram os seus apelos a encarar a resolução do conflito, ao mesmo tempo que pediram à sociedade basca que se torne um elemento activo nessa resolução.

Martxel Toledo, Jesús Uzkudun, Iñaki Antiguedad, Paul Bilbao, Izaskun Guarrotxena ou Joxe Iriarte Bikila, também estiveram presentes.

A manifestação iniciou-se com quase 15 minutos de atraso devido ao grande número de pessoas e, logo assim que começou a andar, os gritos a favor da libertação dos presos políticos bascos e da independência encheram uma das principais artérias da capital biscainha, repetindo-se depois ao longo de toda a manifestação.
Fonte: Gara

«Euskal Herriak konponbidea nahi du». Bilbo, 22/10/2011

Outro vídeo: Manifestação em Bilbau - 22/10/2011 (Eskunabarrak)

Ver também:
«Konponbidearen aldeko mezua eskuan milaka eta milaka lagun bildu dira manifestazio masiboan» (Berria)

«Rumo à solução», de Agustín GOIKOETXEA (Gara)
Uma multidão - 49 000 pessoas, de acordo com a contagem efectuada pelo Gara - abarrotou as ruas de Bilbo para afirmar que a sociedade basca é «a chave decisiva» para abrir as portas à paz definitiva em Euskal Herria e que esta deve ser construída com base no respeito por «todos os direitos» de todos os cidadãos. Meios de comunicação internacionais destacaram a «enorme dimensão da marcha». [Gora Euskal Herria askatuta!]