sábado, 15 de outubro de 2011

A AN decreta a libertação de Ibon Iparragirre num dos dois casos em que se encontra processado

A Audiência Nacional espanhola decretou a libertação de Ibon Iparragirre num dos dois casos em que se encontra processado, em virtude do seu grave estado de saúde. Apesar disso, irá continuar preso.

Impedem os signatários do Acordo de Gernika de o visitar em Basurto

PNV, Aralar, EA e EB pedem a libertação de Ibon Iparragirre

Vídeo: Conferência de imprensa da Etxerat

A Audiência Nacional espanhola decretou a liberdade condicional de Ibon Iparragirre num dois processos judiciais em que está envolvido.

O tribunal, composto pelos magistrados Javier Gómez Bermúdez, Manuela Fernández de Prado e Ramón Sáez, toma esta decisão em virtude «do grave estado de saúde do arguido, de se encontrar privado de liberdade há certo tempo e do estado do processo», que se encontra na fase final da instrução.

Contudo, o preso ondarroarra irá continuar preso em virtude de ter sido condenado pelo tribunal especial em Maio deste ano a uma pena de três anos de prisão.

Iparragirre foi detido em Gizaburuaga (Bizkaia) em Janeiro de 2010 numa operação policial levada a cabo pela Ertzaintza.

A Europa Press refere que a Junta de Tratamento de Basauri irá propor a aplicação do artigo 100.2 do Regime Penitenciário, de forma que Iparragirre possa cumprir a pena com uma pulseira electrónica.
Fonte: Gara

«Domingo, marcha em Ondarroa exigindo que Ibon regresse a casa já!» (boltxe.info)

«Comunicado pela imediata libertação de Ibon - Reunião informativa em Madrid» (lahaine.org)
No domingo, dia 16 de Outubro, haverá uma reunião informativa na Praça de Tirso de Molina, às 12h30.
Prisão + SIDA = pena de morte // Ibon SOS, Liberdade imediata!!!
Amig@s e companheir@s de Ibon