quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os familiares de Iparragirre foram impedidos de o ver

Ibon Iparragirre deu entrada no Hospital de Basurto, anteontem à tarde, com uma infecção pulmonar, que lhe foi diagnosticada posteriormente. Familiares do preso tentaram visitá-lo ontem de manhã, mas foram impedidos; já o seu advogado pôde vê-lo durante vinte minutos, mas não lhe pôde tocar.

O preso político Ibon Iparragirre tinha uma consulta marcada para hoje no Hospital de Basurto (Bilbo), mas o agravamento do seu delicado estado de saúde fez que tivesse de ser transferido de urgência, na terça-feira, da prisão de Basauri para o centro hospitalar bilbaíno. Foi o próprio preso que alertou os seus familiares, embora estes não tenham tido oportunidade de estar a seu lado, já que a Ertzaintza não o permitiu.
Ontem de manhã, voltaram a tentar visitá-lo no hospital acompanhados pelo psicólogo, mas agentes da Ertzaintza não o permitiram. De acordo com o Turrune!, portal da esquerda abertzale de Ondarroa, depois dirigiram-se à prisão de Basauri, e também ali não foram recebidos pelo director da prisão.
No cárcere, disseram-lhes que a custódia de um preso hospitalizado é da Ertzaintza.

Perante esta situação, o advogado tentou contactar o Tribunal de Guarda da Audiência Nacional, para que instituísse um regime de visitas, mas a resposta que receberam foi que nada podia ser feito até ao dia seguinte porque ontem era feriado em Espanha (Dia da Hispanidade; mas para os bascos não é "día festivo" nenhum).
Quanto ao estado de saúde do preso, uma enfermeira disse aos familiares que se encontra estável e que lhe deram antibióticos para combater a infecção pulmonar.
Também ficaram a saber que Iparragirre está no pavilhão Jado, um dos edifícios que ficam perto da porta.
Ao início da tarde, o Gara apurou que o advogado Alfonso Zenon tinha podido visitar Iparragirre durante vinte minutos. Para além de não deixarem que o advogado tocasse no preso, foi sempre vigiado por dois agentes, algo que é «ilegal», segundo denunciaram.

Segundo consta, Iparragirre não sabia que estava internado por causa de uma infecção pulmonar e que lhe tinham dado antibióticos. O preso de Ondarroa encontra-se sozinho numa quarto guardado por ertzainas. Como não tem casa de banho, cada vez que tem de fazer as suas necessidades vai acompanhado por ertzainas. Também não tem televisão, nem o deixam fazer chamadas, embora os familiares tenham conseguido dar-lhe alguma roupa. [SEM COMENTÁRIOS!]
Notícia completa: Gara / Na foto, imagem da sessão de câmara de terça-feira em Ondarroa!

Urtarrilak 7, Bilbon / 7 de Janeiro, em Bilbau
Kolosala izango da! Será colossal!
Herri mobilizazio orokorra. Mobilização geral popular.

Tal como anunciámos no final da grande manifestação nacional do passado 17 de Setembro em Donostia, a iniciativa Egin Dezagun Bidea vai convocar uma enorme Mobilização Geral Popular em defesa dos direitos das presas e dos presos políticos bascos para o próximo mês de Janeiro. Podemos desde já adiantar que a mobilização terá lugar no sábado, 7 de Janeiro de 2012, em Bilbo. Ao longo do mês de Outubro iremos dando mais detalhes sobre a convocatória e daremos também início a uma campanha informativa relativa à mobilização.

Iniciativas pelos direitos dos presos em Tutera
Hitzaldi bat [uma conferência], trikipoteoa [giro de bar em bar, com as trikitixas a ajudar], bazkaria [almoço], bingoa [bingo], kafe-tertulia... No fim-de-semana passado foram organizadas diversas iniciativas em Tutera (Nafarroa), com o propósito de divulgar entre os cidadãos a reivindicação dos direitos dos presos.
Fonte: ateakireki.com / Mais fotos: Presoen alde Tuteran (ateakireki.com)