sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

«Acércate a Jon», para conhecer a vida e a figura de Jon Idigoras

Habitantes de Amorebieta editam um DVD para divulgar a figura de Jon Idigoras, membro fundador do sindicato LAB e do Herri Batasuna, em 1978.
Amorebieta-Etxano * E.H.
Dar a conhecer a vida e a figura de Jon Idigoras. Foi com esse propósito que um grupo de habitantes de Amorebieta-Etxano, reunidos na «Iniciativa por Jon Idigoras», trabalhou, nos últimos meses, na edição de um DVD, que será posto à venda por cinco euros. «Queremos recuperar a memória histórica de uma pessoa que foi muito importante no município, de forma que as famílias possam contar aos filhos quem foi Jon Idigoras, pois muita gente jovem não o conhece», referiram os promotores da iniciativa.

O trabalho audiovisual, com uma duração de 45 minutos, reproduz na íntegra uma entrevista a Idigoras num programa de televisão, e inclui ainda fotografias de vários momentos da sua vida. O zornotzarra Mikel Bikandi compôs música especialmente para este trabalho, que conta também com o contributo do bertsolari Unai Hormaetxea (voz off) e do txistulari Iban Ibarretxe, também zornotzarra. / Mais info: SareAntifaxista

Encontro fotográfico no Gorbeia, a 1 de Janeiro, para reivindicar a independência
A rede Independentistak de Gasteiz organizou uma peculiar iniciativa para começar o ano novo. O encontro é às onze da manhã no cimo do monte Gorbeia.
«Com o propósito de saudar 2012, assinalar o facto de que falta menos um ano para a independência do nosso país e, ao mesmo tempo, assinalar os cinco séculos da conquista de grande parte do Estado independente que os bascos tiveram (Nafarroa), convidamos todos os independentistas a juntarem-se a nós no Gorbeia». Foi com estas premissas que se realizou a convocatória para fazer uma «fotografia independentista» no cume do referido monte, onde se juntam Araba e Bizkaia.

Para animar a jornada matinal neste ponto que atinge os 1482 metros de altitude, serão cantadas canções independentistas, e a rede colocará material variado à disposição das e dos montanhistas que participarem nesta nova «onda verde».
É desta forma que a Independentistak inicia o seu calendário reivindicativo de 2012. Ao longo do mês de Dezembro, entre outros encontros relevantes, esteve presente na Azoka de Durango e, nesta quarta-feira, no jogo da selecção em San Mamés. / Fonte: Gara