sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jovens de Zaramaga afirmam que queriam «dar vida ao bairro» e criticam fortemente acção da Ertzaintza

Em conferência de imprensa, jovens ligados à Gazte Asanblada do bairro gasteiztarra de Zaramaga criticaram duramente a acção da Ertzaintza e a Deputação relativamente à ocupação e posterior despejo da antiga Escola de Artes e Ofícios, tendo esclarecido que, com a ocupação desse edifício, apenas queriam «dar vida ao bairro, e não causar estragos».

O edifício, que se encontrava abandonado há quinze anos, foi ocupado na terça-feira passada por um grupo de jovens cuja intenção era «proporcionar ao bairro um modelo alternativo de ócio».

Não obstante, ontem à tarde, um vasto dispositivo da Ertzaintza abortou esta tentativa de criação de um espaço autogerido por parte dos jovens de Zaramaga.
Quinze pessoas foram detidas e, embora tenham sido libertadas depois de passarem sete horas na esquadra, devem ser intimadas a depor na presença de um juiz.

Depois de reafirmarem a sua intenção, que era a de «criar um espaço por e para o bairro, livre e participativo, utilizando as instalações vazias», criticaram a acção da Deputação alavesa, proprietária do edifício abandonado, e da Polícia autonómica, acusando-os de colocarem «entraves» e de utilizarem «a violência para pararem» toda a sua actividade.

«Os meios de comunicação publicaram que um dos ertzainas ficou ferido, querendo dessa forma criminalizar o nosso trabalho, mas o agente feriu-se ao tentar entrar no espaço», referiram, criticando em seguida aqueles que «não deram informações sobre todos os feridos resultantes das cargas policiais».

«Como é possível – pergunta a Gazte Asanblada – que de manhã a Deputação estivesse disposta a reunir-se connosco e poucas horas depois fôssemos espancados e violentamente detidos? Face a esta situação, a atitude da deputação ficou deslegitimada», afirmaram.

Depois de agradecerem o apoio recebido e se mostrarem dispostos a continuar a trabalhar em prol da autogestão, pediram às pessoas que participassem na manifestação prevista para ontem às 19h00, a partir da Praça 3 de Março. / Fonte: Gara

Zaramagako Gazte Asanblada: «Gure lana etetea ez dute lortuko!» (gazteiraultza.info)
[Não vão conseguir parar o nosso trabalho!; texto em euskara e castelhano]

Leitura:
«Zaramaga: Delincuentes y juventud gasteiztarra», de Borroka GARAIA (BorrokaGaraiaDA)
Nada nuevo en el horizonte pero sí llama la atención la rapidez con la que han actuado esta vez. Son conscientes que la auto-organización popular es un eje de lucha efectivo contra la crisis sistémica que precisamente han creado ellos y de la cual quieren sacar incluso beneficios. Son conscientes que la legitimidad de los espacios liberados y gaztetxes es cada vez mayor. El impulso desatado tras el desalojo de kukutza ha favorecido esa perspectiva social.