quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jovens do Uxotegi Gaztetxea fazem um apelo à mobilização

Num comunicado à imprensa, os jovens do Uxotegi Gaztetxea fazem um apelo à mobilização, depois de na segunda-feira passada a Ertzaintza ter fechado o edifício ocupado no dia 24 de Setembro na Alde Zaharra de Donostia. Para denunciar a situação, convocaram uma acção de protesto para hoje, às 20h00, na Konstituzio plaza, e uma manifestação para sexta-feira, às 18h00, a partir do Boulevard.

Os membros do Uxotegi Gaztetxea, da Parte Velha de Donostia, disseram que vão continuar a trabalhar para «dar vida ao bairro e proporcionar alternativas» de entretenimento.

Ao mesmo tempo, o Uxotegi Gaztetxea afirmou que a casa que ocuparam passou 20 anos fechada e a apodrecer, mas, a partir do dia em que o gaztetxe ali se instalou, passaram a receber ameaças constantes da parte de Patxi Lobato, o advogado da senhoria - uma mulher de 104 anos residente em Madrid.

Para além disso, segundo denunciaram os jovens [e tal como pudemos verificar nalguma da imprensa da burguesia basca e da direita espanholista], diversos partidos políticos também emitiram condenações, disseram mentiras, fizeram pressões para que os jovens ficassem o mais rapidamente possível sem o seu espaço. / Fonte: Gara e topatu.info