quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Acto contra a dispersão em Barañain: Ana Fernandez e Jose Luis Gerra


Vídeo do acto contra a dispersão que decorreu em Barañain (Nafarroa) no dia 10 de Dezembro. Na ocasião, interveio Ana Fernandez, irmã de Sara Fernandez, morta em consequência da política de dispersão há oito anos. Jose Luis Gerra, marido de Karmele Solaguren, não interveio por se sentir demasiado emocionado, tendo falado uma pessoa em seu nome. Depois disso, dantzaris de Barañain dançaram em homenagem a Sara e Karmele. O acto foi apresentado por Gloria Rekarte. / Fonte: ateakireki.com

O sector da restauração e bares apela ao reforço da mobilização de 7 de Janeiro em Bilbo
Empregados de restaurantes, cozinheiros e trabalhadores de diferentes bares deram uma conferência de imprensa na segunda-feira, em Gasteiz, para pedir aos seus colegas que contribuam para a convocatória da mobilização popular geral de 7 de Janeiro em Bilbo.
Assim, pediram aos colegas de todo o País Basco que nos feriados a seguir ao Natal usem no trabalho a T-shirt em que se apela à participação na manifestação de Bilbo, e que coloquem nos bares os panfletos e os cartazes alusivos a essa mobilização.
Para além disso, fizeram saber que, enquanto a manifestação estiver a decorrer, vão fechar os bares, mostrar o autocolante da mobilização ou tirar a música, «para que cada um à sua maneira se comprometa com a manifestação».
«Trazer os presos políticos bascos casa é responsabilidade de todos nós. Queremos os presos políticos bascos nos nossos bares. Para isso, é necessário encher as ruas com solidariedade», acrescentaram.

Poesia em Lasarte
Por outro lado, os Presoen Lagunak de Lasarte organizaram para dia 30 de Dezembro um recital de poesia, que terá lugar na Casa de Cultura Manuel Lekuona, com os textos dos presos políticos desta localidade guipuscoana a assumirem especial protagonismo.
Os organizadores destacaram que, «embora a actualidade nos faça pensar em melhores perspectivas com vista à resolução do conflito político que até hoje vivemos», os presos políticos continuam dispersos e submetidos a um regime especial «que tem por fito o seu perpétuo sofrimento». Assim, recordaram que, entre os presos de Lasarte, alguns estão doentes, outros viram a sua pena prolongada com base na doutrina 197/2006, e todos se encontram dispersos.

Da sede do PSN para a do PP
Por outro lado, a concentração que semanalmente denuncia em Iruñea a prática da tortura mudou-se nesta segunda-feira da sede do PSN para a do PP. A partir de agora, será ali que familiares e amigos de perseguidos políticos irão reclamar ao Governo espanhol que adopte medidas que conduzam à erradicação desta prática. Nesta segunda-feira juntaram-se 112 pessoas. / Notícia completa: Gara