quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Para a esquerda abertzale, a «mudança» na situação das prisões permitiria avançar na via da normalização política e democrática

A esquerda abertzale deu ontem uma conferência de imprensa em Donostia, na qual voltou a defender que, «para se avançar no processo de normalização política e democrática, abordar a situação das presas e dos presos políticos bascos é uma prioridade absoluta». Tal será «imprescindível à criação de um clima propício ao diálogo político e à resolução».

Em seu entender, um primeiro passo nesse caminho deve ser o fim «definitivo da desumana política penitenciária» que é aplicada ao EPPK, pois a perpetuação desta política «só pode ser entendida na perspectiva de quem tenta agarrar-se à anterior situação de confrontação, uma situação que a grande maioria da sociedade basca quer superar definitivamente».

A esquerda abertzale considera significativa a «negligência e irresponsabilidade» demonstradas pelo anterior Governo espanhol do PSOE nesta matéria e, relativamente ao lehendakari de Lakua, Patxi López, disse esperar que «comece a dar passos concretos sobre o respeito pelos direitos básicos» dos presos políticos.

Consideram também que, perante a situação actual, depois da histórica declaração da ETA, o Governo espanhol e francês «devem agir de imediato, tomando as medidas apontadas e as que são exigidas por grande parte da sociedade basca e pela maioria dos agentes políticos, sindicais e sociais de Euskal Herria».

«A sociedade basca exige também a transferência para as prisões de Euskal Herria por razões políticas», ressaltaram, «porque as presas e os presos políticos são consequência do conflito, e constituem também um elemento cuja participação no processo de resolução do conflito é imprescindível».

Por último, afirmou que, com a manifestação de 7 de Janeiro, «vamos esvaziar Euskal Herria para encher Bilbo, vamos encher as suas ruas para esvaziar todas as prisões». / Notícia completa: Gara

Ver também: «Ezker abertzaleak dio "gatazkaren konponbiderako baldintzak" daudela» (Berria)

«La izquierda abertzale ve la estrategia del Estado cada vez más debilitada» (Gara)

Kontatu gurekin!
Quando faltam apenas dez dias para a manifestação convocada pela Egin Dezagun Bidea em Bilbo, os motores já aquecem com as múltiplas e variadas iniciativas solidárias com as presas e os presos políticos bascos.
Na quinta-feira passada, por exemplo, uma pessoa solidária com os presos subiu o «Pirulo», via emblemática na escola de escalada, em Etxauri (Nafarroa), e abriu uma faixa em que se lia «Presoak Etxera!, U7 Bilbora».
Ver mais fotos e iniciativas em ateakireki.com e também na página que a Egin Dezagun Bidea criou para o efeito, em que é possível ver diversos apelos à mobilização de figuras da cultura, da educação ou do desporto. / Fonte: Sanduzelai Leningrado