sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Manifestação a favor da ocupação e dos gaztetxes, dia 28 de Janeiro em Bilbo

Numa conferência de imprensa que decorreu na quarta-feira no gaztetxe Zazpi Katu, em Bilbo, o movimento de ocupação fez um apelo à participação numa manifestação a favor dos gaztetxes que terá lugar no dia 28 de Janeiro e partirá às 17h30 da Praça do Arriaga. A mobilização coincide com a comemoração do quinto aniversário do gaztetxe da Alde Zaharra.

Os jovens que deram a conferência de imprensa defenderam a ideia da ocupação e da autogestão como instrumentos para criar um modelo social diferente daquele que se baseia no capitalismo e no individualismo, referindo que «os gaztetxes são o melhor exemplo dessa forma de vida alternativa». Ao mesmo tempo, denunciaram os ataques sofridos por diversos centro juvenis autogeridos de Bilbo, como o Sorgintxulo, em 2004, ou o Kukutza III, despejado no passado dia 21 de Setembro.

Apesar disso, deixaram clara a sua determinação em continuar a ocupar edifícios e espaços vazios, para assim criarem projectos alternativos, uma «outra forma de viver, na qual o dinheiro não tenha tanta importância, e contem mais as pessoas e os valores». / Jon ADAN
Fonte: Gara / Mais info: topatu.info