terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A manifestação de 7 de Janeiro pelos direitos dos presos já conta com mais de 10 000 adesões

Desde que começou a funcionar, há seis semanas, a página http://kolosalaizangoda.info/ recebeu mais de 10 000 adesões à manifestação que no próximo dia 7 de Janeiro vai percorrer as ruas de Bilbo em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, segundo divulgaram os representantes da Egin Dezagun Bidea Manu Ugartemendia e Amaia Esnal numa conferência de imprensa em Donostia. Trata-se de adesões procedentes das áreas da cultura, da educação, da diáspora, do desporto, entre outras, de mais de 30 nações diferentes. O manifesto criado para a ocasião foi traduzido para 14 idiomas.

A mobilização conta também com o apoio de mais de 600 agentes políticos, sociais e sindicais. AB, Alternatiba, Amaiur, Aralar, Bildu, EA, esquerda abertzale, Iniciativa Comunista, Estat Català, Catalunya Nació Independencià, Izquierda Castellana, Partido Comunista de Argentina, Partido Obrero Revolucionario e Solidaritat Catalana per la Independencia são algumas das forças políticas que aderiram à mobilização.

A nível sindical, a mobilização conta com o apoio da maioria dos sindicatos bascos (LAB, ELA, EHNE, ESK, STEE-EILAS e Hiru), para além da CNT-Gipuzkoa, a Intersindical de Aragón-CUT, a Central de Trabajadores de la Argentina (CTA), a Agrupación Sindical Agustín Tosco (Córdoba-Argentina), a Acción Social Sindical Internacionalista de Aragón, entre outras organizações.

Outros agentes, tanto bascos como internacionais, que manifestaram o seu apoio são Anai Artea, Berri-Otxoak, Bai Euskal Herriari, Basque Forum Communications (EUA), Askapena, CJC-Joventut Comunista de Catalunya, Eleak, Esait, Bilgune Feminista, Eskubideak, o plantel da equipa de futebol argentino Douglas Haig, a Coordinadora Simón Bolívar da Venezuela, a Coordinadora de Sacerdotes de Euskal Herria, IA, Iratzarri, Kakitzat, Herria 2000 Eliza, Gazte Independentistak, Gazte Abertzaleak, Jaiki Hadi, Lapurtarren Biltzarra, Lau Haizetara Gogoan, Seaska, Socorro Rojo Internacional, TAT, Zinez Elkartea, Liga Argentina por los Derechos del Hombre, Asociación 3 de Marzo e Musikherria, entre outros.

Segundo afirmaram, entre os apoiantes há mais de cem advogados, mais de 150 jornalistas e cerca de uma centena de profissionais da área da Saúde.

Ugartemendia e Esnal ressaltaram que com esta convocatória e com o jejum rotativo que decorreu na Faculdade de Ibaeta, entre outras iniciativas, a defesa dos direitos dos presos políticos «entrou na agenda» e que «a grande maioria pede claramente mudanças na política penitenciária, respeitando os direitos dos presos, e promovendo a solução do conflito que este povo vive».

Os membros da Egin Dezagun Bidea informaram ainda que, de agora em diante, as adesões à mobilização se fazem pelo correio: u7kolosalaizangoda@gmail.com.
Notícia completa: Gara

Mais de meia centena de pessoas encerram-se numa igreja de Gasteiz para mostrar a sua solidariedade a Ekaitz Samaniego
Cerca de 70 pessoas, familiares e amigos do jovem Ekaitz Samaniego, fecharam-se nas instalações da igreja de Santa María de los Ángeles, em Gasteiz, para protestar contra a condenação decretada pelo Supremo Tribunal contra o jovem gasteiztarra, que corre o risco de ser detido e encarcerado. A Ertzaintza apareceu no final da conferência de imprensa que ali deram, tendo identificado várias pessoas. Fonte: Gara e gazteiraultza.info

Assembleia informativa sobre Alberto González, em Donostia
Hoje, terá lugar na Câmara Municipal de Donostia uma assembleia informativa sobre a situação do habitante de Intxaurrondo Alberto González, detido no dia 22 pela Polícia espanhola para cumprir a pena de dois anos e meio de prisão decretada pelo Supremo Tribunal, que diminuiu a anterior condenação da Audiência Nacional espanhola a seis anos. A assembleia foi convocada por diversos organismos. Também está na ordem do dia a situação de quinze jovens donostiarras novamente condenados, após a anulação da sentença. Na sexta-feira reuniram-se com o Ararteko [Defensor do Povo]. / VER: Gara e topatu.info

O PNV de Sopela não rejeita a condenação de Ion Etxegarai pela AN espanhola
PNV, PP e PSE rejeitaram a moção apresentada pelo Bildu na sessão de Câmara de Sopela contra a condenação a dois anos de prisão, pela AN espanhola, de Ion Etxegarai, habitante desta localidade biscainha.
Na moção, o Bildu destacava que os factos pelos quais Etxegarai foi condenados datam de há quase dez anos e que houve mesmo um voto particular na sentença que admitia que estão prescritos. «Para além disso, pela sua natureza e alcance, esses factos não deviam ser tipificados como "terrorismo". E, ao longo destes dez anos, o Ion viveu, estudou e trabalhou com toda a normalidade, dia após dia, na nossa terra», salienta a coligação abertzale. VER: Gara / Mais info: etengabe