sábado, 17 de dezembro de 2011

Manifestação em Donibane Garazi por uma solução democrática e pela libertação dos detidos esta semana

Convocada pela Askatasuna, começou pouco depois das 15h30, em Donibane Garazi, a manifestação em defesa de uma solução democrática e para exigir a libertação de Julen Mujika, Intza Oxandabaratz e Josu Esparza, detidos esta semana.

Atrás de uma faixa em que se lia «Euskal Herria, aterabide demokratikoa orain! Errepresioari stop!!!!» [País Basco, solução democrática já! Stop à repressão!!!!], cerca de 800 pessoas manifestaram-se pelas ruas da capital de Nafarroa Beherea.

Mujika e Oxandabaratz receberam ordem de prisão
Hoje de manhã, a juíza Laurence Le Vert deu ordem de prisão a Julen Mujika e a Intza Oxandabaratz. Foram ambos detidos esta semana em Donibane Garazi, por alegada ligação à ETA. Em concreto, a juíza liga-os a um esconderijo encontrado em 2009. Mujika foi para a prisão de Osny e Oxandabaratz, para a de Fresnes. Josu Esparza, por seu lado, foi detido pela Polícia francesa e de imediato extraditado para o Estado espanhol, também esta semana, na sequência de um mandado europeu emitido contra ele. Fonte: Berria / Mais info e FOTOS: kazeta.info

O Supremo confirmou a sentença do jovem de Gasteiz Ekaitz Samaniego
O Supremo espanhol confirmou a condenação a 8 anos de prisão do jovem gasteiztarra Ekaitz Samaniego, que foi julgado em 2009 na AN espanhola, acusado de pertencer à organização juvenil Segi e de participar numa acção de «violência urbana» em Gasteiz, acusações negadas pelo arguido no tribunal de excepção espanhol.
Desta forma, Ekaitz pode ser detido e encarcerado a qualquer momento. Na altura do julgamento de Samaniego, foi também imputado o jovem Adrian Donnay, mas o magistrado Alfonso Guevara absolveu-o por falta de provas. / Fonte: gazteiraultza.info / Animo, Ekaitz! Zurekin gaude!

Ongi etorriak! Bem-vindos!
Maider Caminos, à chegada a Undio.

Alberto Lopez, em Barañain.

As imagens dizem respeito a dois dos quatro jovens navarros que o tribunal de excepção espanhol ontem pôs em liberdade, depois de passarem três anos em prisão preventiva, e que foram julgados no início de Novembro, juntamente com mais cinco pessoas, por causa da sua militância política. A sentença ainda não é conhecida. Fonte: ateakireki.com