sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Comité Permanente da Euskotren adere à manifestação de 7 de Janeiro

O Comité Permanente da Euskotren aderiu na quarta-feira à manifestação convocada pela iniciativa Egin Dezagun Bidea para o próximo dia 7 de Janeiro em Bilbo.
Num comunicado, o Comité mostrou estar de acordo com o regresso dos presos políticos a Euskal Herria; exigiu a derrogação da doutrina 197/2006 aplicada pelo ST; e solicitou o fim da pena perpétua que se aplica no Estado francês.

Por outro lado, o jovem gasteiztarra Ekaitz Samaniego, condenado a oito anos de prisão pela sua militância política, recebeu, também na quarta-feira, a visita de pessoas ligadas à Bilgune Feminista, Salhaketa e Elkartzen.
Para além disso, em Atarrabia (Nafarroa) cerca de trinta pessoas concentraram-se em solidariedade com os presos políticos bascos. / Fonte: Gara

Iruñeko Alde Zaharra / Parte Antiga de Iruñea: kontatu gurekin!
Contem connosco! Fonte: ateakireki.com

Reunião informativa sobre Julen e Intza em Donibane Garazi
O Askatu, comité de apoio aos prisioneiros políticos bascos, organiza uma reunião informativa sobre a situação de Julen Mujika e Intza Oxandabaratz, detidos e encarcerados em meados deste mês por ordem da juíza francesa Le Vert. A reunião irá decorrer hoje, às 19h30, no Kalaka.
Antes disso, pelas 19h00, concentração em defesa dos direitos dos presos políticos bascos em frente à Câmara Municipal. A MELHOR ARMA É A SOLIDARIEDADE!
Abenduaren 30ean, ostiralez:
- 7etan elgarretaratzea herriko etxe aintzinean;
- 7ak t'erditatik goiti informazio bilkura kalaka ostatuan.
Fonte: Baiona Askatu

Mobilização até à prisão Martutene, dia 31 de Dezembro
Para exigir a libertação de José Ángel Biguri (Aiara) e Gotzone López de Luzuriaga (Agurain), bem como dos restantes presos políticos que se encontram doentes. / Fonte: EginDezagunBidea

VER também: «Se prepara ofensiva internacionalista en la red por los derechos de l@s prisioner@s y exiliad@s politic@s vasc@s» (pakitoarriran.org)
«Para unirse al "Tuitazo internacionalista" por los derechos de l@s prisioner@s y exiliad@s politic@s vasc@s» (pakitoarriran.org)
Mediante la participación de todas y todos, generar un “gran grito virtual” que sacuda conciencias, trascienda fronteras, mostrando solidaridad a tod@s l@s prisioner@s y exiliad@s politi@s vasc@s, a sus familiares, y exigir su inmediata puesta en libertad y vuelta a casa.