sábado, 31 de dezembro de 2011

Ekaitz Samaniego: «Vão acabar por me meter na prisão por causa do meu trabalho político»

Ekaitz SAMANIEGO, jovem condenado pelas suas ideias políticas, entrevistado por Ion SALGADO

Este gasteiztarra de 22 anos vive com a incerteza de não saber quando vai ser detido. Há apenas duas semanas, o Supremo Tribunal (ST) decretou uma condenação de oito anos de prisão por uma acção contra o eléctrico de Gasteiz - seis por militar na Segi e duas pela acção de sabotagem. Como forma protesto, fechou-se na igreja de Los Ángeles, onde tem recebido diversas manifestações de apoio.

Ekaitz Samaniego passa os dias acompanhado por dezenas de pessoas na igreja de Los Ángeles. Durante os últimos dias, o jovem gasteiztarra recebeu a visita de perseguidos políticos; agentes sociais e sindicais; e criadores culturais, como o cantor dos Betagarri, Iker Ortiz de Villalba, o escritor Iban Zaldua ou o jornalista Iñaki Olasolo, entre outros. Todos eles fazem parte de uma comitiva solidária que acompanha Samaniego no seu dia-a-dia na assembleia permanente. / VER: Gara

Elkarrizketa Ekaitz Samaniegori: «Nik oso argi daukat lan politiko eta soziala egiteagatik noala kartzelara», Aitziber Laskibar Lizarribar (Berria)

«Tal como centenas de pessoas neste país, somos vítimas de uma perseguição política que continua vigente»
Jovens navarros imputados por pertencerem à Segi e ao Ekin reclamam a sua absolvição.
Fonte: ateakireki.com

Repressão: Controlos da Polícia e da Guarda Civil em Uribe Kosta
Nos últimos dias, a Guarda Civil montou controlos nas entradas de Algorta (Bizkaia) e a Polícia espanhola fez o mesmo na rotunda de Berango (Bizkaia).
Ontem mesmo, quando, aparentemente, regressavam de um controlo e se dirigiam para o quartel de Algorta, agentes da Benemérita saíram dos jipes e interrogaram e identificaram uma pessoa que estava a afixar cartazes, em Villamonte (Algorta), nos quais se anunciava a mobilização da Última Sexta-feira do Mês.
Aski da! Alde hemendik! Errepresio politikorik EZ!
Fonte: etengabe