quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Euskal Herria-Tunísia: à grande festa tricolor em San Mamés só faltou o resultado

Faltou o toque final à festa do futebol basco. No regresso de Euskal Herria ao relvado, equipa e adeptos deram tudo o que tinham para celebrar uma jornada perfeita mas, pela primeira vez em seis anos, acabaram a noite com a derrota no marcador. Responsabilidade de uma selecção tunisina competitiva e, acima de tudo, bastante eficaz. Os bascos mereceram outro final, pelo jogo e pelas ocasiões criadas [ouvimo-lo na Euskadi Irratia], mas o acerto esteve exclusivamente do lado da esquadra norte-africana.
Amaia U. LASAGABASTER / VER: Gara

Ver crónica: «Algo tão característico daqui como o sirimiri também se juntou à festa», de Manex ALTUNA (Gara)
Euskal Herria voltou a viver um ambiente de festa que nem a chuva conseguiu impedir. É que algo tão característico da nossa terra como é o sirimiri também se fez sentir no jogo de San Mamés, que presenciou uma grande atmosfera, na qual pessoas de todas as idades pediram em uníssono a oficialização das selecções bascas.

Fotos: Reivindicação da oficialização da selecção (Berria)

Fotos: «Indarrak bilduz, Ofizialtasuna» (SareAntifaxista)

«Milhares de pessoas reclamam a oficialização das selecções bascas nas ruas de Bilbo» (Gara)
Antes da partida entre Euskal Herria e a Tunísia, milhares de pessoas que se tinham juntado no Arenal bilbaíno deslocaram-se até ao estádio de San Mamés em manifestação. Ao princípio da tarde, a Esait tinha procedido à leitura de um comunicado no Arenal, num acto em que estiveram presentes numerosos desportistas e agentes de diversas áreas. Afirmaram que, «enquanto nação, temos direito a ter uma selecção basca».

«Histoire mouvementée d’une sélection», de Marc DUFRECHE (Lejpb)
Les origines de la sélection basque remontent à 1915. Cette année-là, "l’équipe du Nord" dispute et remporte la Coupe du prince des Asturies. Bien que représentant la Bizkaia, le Gipuzkoa et la Cantabrie, cette sélection est composée exclusivement de joueurs basques. D’ailleurs, la sélection espagnole est elle-même composée en grande majorité de joueurs basques au début des années 1920.

Ambiente em San Mamés e hino «basco». Vídeos: 1 / 2 / 3
A Tunísia venceu o jogo por 2-0, com os golos a serem apontados por Msakni (66 min) e Chadly (82 min).