sábado, 10 de dezembro de 2011

A sentença de Andoni Zengotitabengoa é conhecida esta segunda-feira, dia 12

Findas as sessões de julgamento de Andoni Zengotitabengoa, a leitura do acórdão deve ser feita na próxima segunda-feira, dia 12, no tribunal das Caldas da Rainha (Portugal). Familiares e amigos de Jando irão lá estar novamente, com o propósito de manifestar o seu apoio e solidariedade ao preso político natural de Elorrio (Bizkaia).

Recorde-se que na última sessão do julgamento, o advogado de Andoni, José Galamba, lançou fortes acusações contra as forças policiais que participaram na investigação, acusando-as de terem mentido e de terem agido à margem da lei (entrando na casa de Óbidos sem mandado), algo que podia levar à invalidação de provas e fazer cair parte da acusação.
Em relação à casa de Óbidos e aos explosivos lá «encontrados», o advogado também levantou graves suspeitas em relação à actuação policial, questionando mesmo se «a GNR e a PJ não terão tido a ajuda da Polícia espanhola» nas buscas à casa e se «estas forças estrangeiras» poderão lá «ter posto alguma coisa».
O advogado admitiu não poder provar estas suspeitas, mas deixou claro que os investigadores não convenceram a defesa de que não foram feitas buscas ilegais.

No final da sua exposição, Galamba realçou a motivação política do arguido. Luta por uma causa, tal como outros o fizeram legitimamente no passado, noutras organizações, pela emancipação dos seus povos contra o colonialismo português. / VER: altzoan.com e tvi24.iol.pt

Ainda sobre os presos políticos bascos, ver: «O Bildu apresenta uma declaração institucional sobre os presos no Parlamento navarro» (ateakireki.com)
O grupo parlamentar Bildu Nafarroa apresentou uma declaração institucional em defesa dos direitos das presas e dos presos políticos bascos para ser debatida no Parlamento de Nafarroa.

«Mobilizações em Donibane pela libertação de Egoi Irisarri e Garazi Autor» (ateakireki.com)
A Egin Dezagun Bidea organizou mobilizações em Donibane (Iruñea) para denunciar a situação de Egoi Irisarri e Garazi Autor, que se encontram há um ano em prisão preventiva, acusados de trabalhar no movimento juvenil. Egoi Irisarri foi detido no dia 22 de Outubro e Garazi Autor no dia 16 de Dezembro de 2010.