terça-feira, 19 de março de 2013

A Etxerat sublinha que amanhã «estão em jogo os direitos humanos»

Uma ampla representação da Etxerat esteve presente em Iruñea tendo em vista a audiência que terá lugar esta quarta-feira no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem para analisar o recurso do Estado espanhol contra a sentença relativa ao caso de Inés del Río.

Para a associação de familiares e amigos de presos bascos, a jornada de amanhã é importante porque «estão em jogo os direitos humanos».

Jone Lazkoz, companheira de Jesús Mari Mendinueta, preso doente a quem foi aplicada a doutrina 197/2006, e Hodeiert Urain, filho de Jokin Urain, também com a citada medida, recordaram que a doutrina 197/2006 se aplica desde 2006, «com retroactividade e mesmo sendo contrária ao direito. Sujeita os presos políticos a uma pena perpétua a que não foram condenados».

Referiram que, para além de Inés del Río, essa medida foi aplicada a mais 91 presos políticos, que nalguns casos viram a pena prolongada em 12 anos. «O prolongamento da pena foi-lhes comunicado na maioria dos casos poucas semanas ou dias antes da data em que iam ser libertados, por vezes no próprio dia» em que deviam sair. A doutrina 197/2006, denunciaram, é «mais um mecanismo de uma política penitenciária que procura ser instrumento de vingança e sofrimento contínuo».

Os representantes da Etxerat evocaram Anjel Figueroa, que faleceu na quinta-feira passada e que, pese embora a doença incurável que tinha, viu «ser-lhe recusado o direito à saúde, ao tratamento e às condições de vida que a sua grave doença exigia».

Urain e Lazkoz sublinharam que os familiares também são «alvo de humilhação, de perseguição, de acosso e arbitrariedades», mas que jamais deixarão os presos sozinhos e que, com a sua vontade, se irão opor ao «afã vingativo que procura bloquear o caminho para a resolução e a paz». / Ver: naiz.info e Berria / Ver: etxerat.info: eus / cas

Ver: «Sortu, Aralar, Alternatiba, Abertzaleen Batasuna e EA apelam ao envolvimento da sociedade para superar "a estratégia de bloqueio" dos estados» (naiz.info) [Vídeo: ehbildu]

A GRÃ-BRETANHA APROVOU EXTRADIÇÃO DE IÑAKI LERIN
O Tribunal de Westminster, em Londres, aprovou a extradição do preso basco Iñaki Lerin para o Estado espanhol, acedendo assim ao pedido da Procuradoria. A defensa já anunciou que vai recorrer.
Iñaki Lerin foi detido em Londres juntamente com Antton Troitiño em Junho do ano passado. Receberam ambos ordem de prisão e ficaram a aguardar julgamento.
No passado dia 1 de Fevereiro, o mesmo tribunal aprovou a extradição de Troitiño. / Fonte: naiz.info