quarta-feira, 27 de março de 2013

O preso Xabier López Peña foi hospitalizado com problemas cardiovasculares e a família foi informada oito dias depois

«A associação Etxerat quer denunciar com veemência o silêncio do hospital, da prisão de Fleury e das autoridades em geral perante os familiares e advogados de López Peña. É que em momento algum foram informados da sua situação. Entre o dia 11 de Março, quando foi internado, e o dia 19 de Março os seus familiares, amigos e advogados não souberam nada dele; nem sequer sabiam que estava num hospital.
Se algo ficaram a saber no dia 19, isso fica-se a dever ao alerta dado pelos outros presos políticos bascos, preocupados porque López Peña não regressava à prisão.» / Ver: etxerat.info (eus / cas / fra)

Concentração em defesa dos direitos dos presos frente à sede do PP
Como todas as segundas-feiras, anteontem houve concentração frente à sede do PP em Iruñea, na qual participaram 45 pessoas, para reivindicar o direito dos presos a viver em Euskal Herria. Nas faixas que exibiram podia-se ler: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata». / Fonte: ateakireki.com

«As Juntas Gerais da Bizkaia pedem a derrogação da doutrina 197/2006» (naiz.info)
O plenário das Juntas Gerais da Bizkaia aprovou a proposta apresentada pelo EH Bildu em que se solicita a derrogação da doutrina 197/2006 e a libertação dos presos aos quais foi aplicada. A proposta contou com os votos favoráveis da coligação abertzale e do PNV; PSE e PP votaram contra.
«Absolvidos os professores da UPB que autorizaram os estudos de dois deportados» (Ver: naiz.info e Berria)
O Tribunal de Bilbo absolveu os professores Xabier Aierdi e Enrique Antolín da acusação de prevaricação por darem aulas aos então deportados bascos Belén González e Ángel Lete. Numa nota, a UPB-EHU mostrou-se «satisfeita» com a sentença. [A tira é de Tasio.]