sexta-feira, 29 de março de 2013

O preso Xabier López Peña teve um derrame cerebral e encontra-se em estado grave

De acordo com a informação divulgada pela associação Etxerat e também pelo movimento Herrira, o estado de saúde do preso político basco Xabier López Peña (Galdakao, Bizkaia) piorou bastante nos últimos dois dias, depois de anteontem ter sofrido um derrame cerebral. Continua numa unidade de cuidados intensivos e responde a estímulos com as mãos e os olhos, mas não consegue falar.

Já numa nota anterior a Etxerat tinha dado conta do internamento de López Peña, no dia 11 de Março. O preso deu entrada no Hospital de Corbeil-Essones, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica; então, surgiram complicações e teve de ser transferido para o Serviço de Cardiologia do Hospital Pitié Salpêtrière.

A associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos critica duramente a atitude da prisão, que, «com o silêncio e todos os entraves que está a colocar, torna esta situação ainda mais cruel do que já é».

Tanto a Etxerat como o movimento Herrira exigem, nas respectivas notas, a liberdade de Xabier e dos demais presos com doenças graves e incuráveis, e solicitam o fim da aplicação das medidas de excepção, como a dispersão.

Para além disso, nas mobilizações da última sexta-feira do mês em defesa dos direitos dos presos, que hoje têm lugar um pouco por todo o território basco, o movimento Herrira faz questão de recordar a morte do algortarra Anjel Figueroa, as agressões a presos políticos bascos nos cárceres de Muret, Puerto-III e Sevilha, e o acidente sofrido por dois amigos de Jabi Martínez Izagirre no regresso da prisão de Jaén. / Ver: etxerat.info e herrira.org / Mais informação: Gara, Berria e boltxe.info

O Tribunal de Paris concedeu liberdade condicional a Ion Kepa Parot mas o MP recorreu
O Tribunal francês de Aplicação de Penas aceitou o pedido de liberdade condicional do preso político basco Ion Kepa Parot (Baiona), na prisão há 22 anos. Trata-se do quarto pedido feito pelo preso; os três anteriores tinham sido indeferidos. O Ministério Público recorreu imediatamente da decisão, pelo que só deverá haver uma decisão definitiva dentro de dois ou três meses.

O Tribunal especial francês impôs várias medidas ou condições à liberdade condicional de Ion Kepa, como a utilização de uma pulseira electrónica de vilgilância ou a proibição de ir, durante cinco anos, ao Grand Sud-Ouest (as regiões da Aquitânia, Limousin, Languedoc-Roussillon, Midi-Pyrénées e Poitou-Charentes), e, como tal, a Euskal Herria. / Ver: naiz.info e kazeta.info

Solidariedade com a senpertarra Naia Lacroix
A presa política basca Naia Lacroix (Senpere, Lapurdi) será julgada na próxima terça-feira, dia 2 de Abril, na capital do Estado francês. Para dar apoio a Naia, o Herrira de Senpere está a organizar uma viagem de autocarro até Paris. O autocarro parte de Senpere no dia 1 de Abril (Gaztelu Plaza, 23h00). (Tokiak hartzeko: 06 27 46 79 01 edo senpereko.herrira@gmail.com). / Ver: kazeta.info e herrira.org