domingo, 10 de março de 2013

Homenagens a Hugo Chávez e à revolução bolivariana em Bilbo e Ziortza-Bolibar

Hoje à tarde, no popular e combativo bairro bilbaíno de Otxarkoaga, várias dezenas de pessoas, muitas delas ligadas ao internacionalismo e à militância revolucionária em geral, participaram na homenagem a Hugo Chávez Frías e à revolução bolivariana, organizada pela Pa Ya Kultur Elkartea e pelo Boltxe Kolektiboa.

Junto às estátuas de Marx e Lénine, teve lugar uma interpretação a violino do «Txoria Txori» e um aurresku de honra, a que se seguiu a intervenção de representantes do Boltxe e da Pa Ya, que recordaram e homenagearam a figura de Chávez.

Depois, Txanba Payés, cantautor salvadorenho residente em Euskal Herria, interpretou vários temas dedicados à revolução bolivariana e à emancipação dos povos.
A cerimónia, simples, mas repleta de emoção e internacionalismo, terminou com os presentes a cantarem «A Internacional» e a colocarem cravos vermelhos junto ao retrato de Chávez. / Ver: boltxe.info [com várias fotos]

Em Ziortza-Bolibar
Na localidade biscainha de onde são os antepassados do libertador sul-americano, junto ao monólito erguido em sua memória, várias centenas de pessoas participaram numa homenagem a Hugo Chávez.

De acordo com o Sortu, no acto estiveram presentes vereadores de Ziortza-Bolibar e os autarcas do Bildu em Markina e Lekeitio, entre outros, bem como a cônsul da Venezuela em Bilbo, Yolanda Rojas.

Na ocasião, a coordenadora do Sortu na Bizkaia, Maribi Ugarteburu, afirmou que a revolução que Hugo Chávez guiou até agora fica nas mãos do movimento popular. / Ver: naiz.info

Ver também: «Multiplicam-se as homenagens a Hugo Chávez em Euskal Herria» (askapena.org)