terça-feira, 12 de março de 2013

Zarautz, Munitibar, Tolosa, Lekeitio e Lesaka serão membros da UEMA a partir deste sábado

Decorre este sábado, em Orio (Gipuzkoa), a assembleia-geral da Udalerri Euskaldunen Mankomunitatea (UEMA) [Mancomunidade de Municípios Bascófonos/Euskaldunes], na qual será aprovada a integração de cinco novos membros: Zarautz, Tolosa (Gipuzkoa), Lekeitio, Munitibar (Bizkaia) e Lesaka (Nafarroa).

Com a adesão destes cinco novos municípios (para integrarem a UEMA é necessário que a percentagem de falantes de euskara seja superior a 70%), a mancomunidade passa a ser constituída por 69 municípios, nos quais vivem cerca de 216 000 pessoas.

Na conferência de imprensa que a presidente da UEMA, Maren Belastegi, e os autarcas dos municípios que vão entrar na instituição deram hoje em Zarautz, Belastegi afirmou que a «pouco e pouco» os objectivos da UEMA estão a ser atingidos, com a área abrangida pela comunidade a ser cada vez mais extensa.

Realçou também o facto de haver cada vez mais municípios de grande dimensão a integrar-se na UEMA, quando no início só os mais pequenos o faziam. No sábado, ao meio-dia, depois da assembleia-geral, realizar-se-á um acto institucional, no qual tomarão parte diversos agentes políticos e sociais. / Fonte: Berria / Ver também: naiz.info