quinta-feira, 21 de março de 2013

Quatro atletas expulsos do Europeu de Atletismo por competirem com camisolas de Euskal Herria

A Associação Internacional de Federações de Atletismo expulsou quatro atletas bascos do Campeonato Europeu de Atletismo Veterano em Pista Coberta, que está a decorrer em Donostia, por terem competido com a camisola de Euskal Herria, na prova dos 60 metros.

As reacções não se fizeram esperar. Assim, numa nota de imprensa conjunta, o Município de Donostia e a Deputação de Gipuzkoa reclamaram «o direito (dos atletas) a competir com a camisola do seu país», considerando que isso constitui um «avanço importante no caminho para a consecução de uma selecção própria».

Expressaram todo o seu apoio aos atletas e acrescentaram que «farão tudo o que estiver ao seu alcance» para que as selecções bascas possam competir em eventos internacionais. A plataforma Esait também denunciou a situação de «imposição» sofrida pelos desportistas e manifestou o seu «mal-estar» para com os organizadores da competição. / Fonte: Gara e naiz.info / Ver: Berria [Um dos atletas disse não estar triste por ter sido desqualificado, pois queria competir com a camisola de EH e assim o fez. E ainda por cima ficou em segundo lugar, o que lhe dava direito a passar à fase seguinte, razão para estar orgulhoso, segundo referiu.]