quinta-feira, 14 de março de 2013

Morreu Anjel Figueroa, preso doente que se encontrava em prisão domiciliária

O preso político basco Anjel Figueroa (Algorta, Getxo), que tinha uma doença grave e incurável e se encontrava em regime de prisão domiciliária, foi encontrado morto esta tarde em sua casa, segundo divulgaram o Herrira e a Etxerat.

Figueroa foi detido em 1994, e em 2007 fez uma greve de fome pela melhoria das suas condições de vida. Após catorze anos de cativeiro, em Novembro de 2008 deixou a prisão para cumprir o resto da pena em sua casa, submetido a diversas medidas de controlo. / Ver: naiz.info, Berria e ukberri.net / Nota do Herrira e do Sortu [Agur eta ohore, gudari!]

Entrevista a Mari Carmen Fernández, mãe de Anjel Figueroa (Gara, 19/11/2007)

«O Parlamento de Gasteiz pede o fim da sentença 197/2006» (naiz.info)
O Parlamento de Gasteiz reclamou a derrogação da sentença 197/2006, conhecida como doutrina Parot, e a libertação dos presos políticos aos quais foi aplicada e que continuam na prisão. A Câmara autonómica aprovou esta resolução, apresentada pelo EH Bildu, com os votos favoráveis da coligação abertzale e do PNV; PSE, PP e UPyD votaram contra.

«Ex-presos políticos fazem apelo à participação na manifestação de sábado em Tafalla» (naiz.info)
O movimento Herrira convocou para este sábado uma manifestação pela liberdade da presa política Inés del Río em Tafalla (Nafarroa), e hoje, em Gernika, vários ex-presos políticos a quem foi aplicada a doutrina Parot apelaram à adesão a esta e a outras iniciativas convocadas pelo Herrira. [Vídeo: Herrira]

«O TSJN autorizou as mobilizações proibidas pela delegada do Governo espanhol» (naiz.info)
As mobilizações que a delegada do Governo espanhol em Nafarroa proibiu nos últimos dias, contra a doutrina 197/2006 e pela liberdade de Inés del Río, convocadas pelo Herrira para Tafalla (dia 16) e para Iruñea, Elizondo, Gares, Arbizu e Altsasu (dia 20), foram hoje autorizadas pelo Tribunal Superior de Justiça de Nafarroa.